Seguidores

terça-feira, abril 22, 2014

EMERGÊNCIA, APRENDA O QUE FAZER, PASSO A PASSO.

Já ficou sem água, sem energia elétrica, sem comida, ou tudo isso e sem abrigo?
Poderia começar o assunto discorrendo apenas no caso da energia elétrica, pois acredito que uma pessoa urbanizada, que dispõe de todos os recursos que a tecnologia proporciona, em caso de "abstinência" de apenas de um desses recursos, possivelmente se faria necessário todo um trabalho psiquiátrico, visto que a dependência psicológica dos meios de comunicação é algo tão forte, tão latente e óbvio, que novas patologias estão surgindo a cada dia.
Neste caso, imagine-se no lugar daquele que perdeu a moradia, que está sem abrigo, sem comida, sem seu próprio espaço, e preste atenção pois isso independente de sua ideologia política ou grau de escolaridade. Experimente se colocar no lugar dessa pessoa. 
Experimente ficar sem internet, sem e-mail, e o pior, sem luz, por longas 24 horas.
É exatamente isso que ninguém consegue pensar, nem mesmo os radio-operadores, por isso é ilusoriamente fácil se dizer pronto para casos de emergência e paradoxalmente não dispôr de ferramentas e preparo para tal situação. O que quero dizer é que só boa vontade não basta, assim como não basta ter lavoura, boa vontade na colheita e não possuir instrumentos ou meio de cozer os alimentos.

Ações conjuntas de radio-operadores com a Defesa Civil de seu Estado se faz necessário, e é com o preparo que se organizam ações, as prioridades, às quais organizadamente podem, e devem, ser conduzidas para o máximo aproveitamento, seja da mão de obra voluntária, como na ilustração acima, seja no uso de equipamentos, assuntos que abordaremos no próximo post, fiquem ligados.
Inscreva-se já em nosso canal e receba  novidades.
Até breve.

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.