Seguidores

domingo, março 09, 2014

Questão de Conduta: MPF em Nova Friburgo investiga interferência em Estacão de Rádio Amador

MPF em Nova Friburgo investiga interferência em Estacão de Rádio Amador.
Medidas serão tomadas para identificar crimes, especialmente em caso de calamidade

O Ministério Público Federal (MPF) em Nova Friburgo instaurou procedimento investigatório criminal para apurar interferências em telecomunicações através de rádio amador. A medida foi tomada a partir de notícia crime do Juiz Eleitoral Leonardo Teles, titular da 222ª Zona Eleitoral, que relatou que algumas denúncias de irregularidades foram feitas através do sistema de telecomunicação durante as eleições de 2012 e interferências, por parte de terceiros, tumultuaram e impediram a comunicação do sistema. As penas para tais condutas variam de acordo com as circunstâncias, mas se, por exemplo, ficar caracterizada interferência em radiotelegrafia durante período de calamidade, o responsável estará sujeito a até seis anos de reclusão por cada infração.
O MPF em Nova Friburgo recebeu de radioamadoristas um projeto que visa à implementação de comunicação emergencial através do qual a Defesa Civil da Prefeitura poderia, em caso de falta de eletricidade prolongada, se valer de rádio amador para prestar informações à população. Estuda-se inclusive a possibilidade de, em caso de calamidade, ser utilizada frequência que poderia ser captada por rádios à pilha ou em veículos, o que seria importante para prestar esclarecimentos aos cidadãos em tragédias como a que ocorreu em janeiro de 2011.

A Procuradoria da República em Nova Friburgo observa que, no período de chuvas de verão, as comunicações através de outros meios pode entrar em colapso em caso de calamidade, sendo a atividade de radioamadorismo essencial para a difusão de informações relevantes à população, motivo pelo qual considera a situação de interferências indevidas (chamadas pelos radioamadoristas de portadoras) extremamente grave. Como a interferência em atividade de telecomunicações é crime federal, houve a comunicação do fato ao MPF, que adotou as medidas cabíveis para identificar os responsáveis pelas interferências, inclusive acionando a Polícia Federal.

Assessoria de Comunicação Social

Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro

Tels.: (21) 3971-9488/9460

2 comentários:

todos a judaram disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Desconfio dessas matérias sobre interferências, parece coisa plantada para criminalizar alguém ou alguns.
Tá rolando vários debates na sociedade sobre democratização do espectro radioelétrico, então não vamos escutar e acreditar em notícias unilaterais.
Segue alguns links para melhorar o debate.

http://www.youtube.com/watch?v=D54SacPPYyQ

Debate com Delegado da PF:
http://www.youtube.com/watch?v=HSQFvmc-YPA

Abraço André
PX1K6338
Marcelo

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.