Seguidores

segunda-feira, fevereiro 17, 2014

Visão panorâmica em casos de calamidade pública

A cada ano o clima no Brasil vem nos surpreendendo, seja com excesso de calor, excesso de chuvas, ou seja, temos uma pequena noção do porvir, mas prever com exatidão como se dará o clima no próximo mês é uma tarefa puramente questionável, o que dirá no próximo verão.
Uma pequena parte da classe radioamadorística vem trabalhando no sentido de remediar situações de calamidade. Remediar pois sabemos que por questões políticas, no Brasil, é meramente utópico pensar em investimento na prevenção. Construções são aprovadas todos os dias em áreas de risco, e sabemos que infelizmente pessoas eleitas por nós, que deveriam representar a população, legislam para benefício próprio, não se preocupando se amanhã a casa de alguém vai despencar ladeira-baixo. 
Para nós, radio-operadores preocupados com o "tapar de buracos", pois é apenas isso que podemos fazer, algo está sendo feito no sentido de preservar vidas, o que iremos tratar no decorrer do texto.

É claro que a população tem sua parcela de culpa quando constrói seu "barraco" em locais de risco, mas só quem vive no Brasil é capaz de entender o quanto é difícil para o povo sobreviver com o que produz, quanto mais ter condições de comprar um pedaço de terra em local seguro. O brasileiro sobrevive com o "substrato do pó do resto", o que invariavelmente força a classe mais baixa a invadir determinados locais e construir "seu puxadinho". Aquele mesmo político, que poderia viabilizar legalmente a construção dessas moradias em áreas seguras, se preocupa pura e simplesmente em "arrecadar impostos"; legaliza a construção em área de risco mantendo a saúde dos cofres públicos em detrimento da segurança da população de baixa renda.
Olhe a que ponto chegamos.
Se todas as nações estrangeiras soubessem como é a vida do brasileiro, tenho certeza que abririam suas portas para nós e nos receberiam com um sincero e caloroso abraço.

Voltando ao assunto... 
Teresópolis RJ é residência de um dos radioamadores mais conhecidos do Brasil - por conta de seu site, Feirinha Digital, e nosso companheiro, conhecido como Bira, integrou a Faixa do Cidadão como sistema de segurança principal em sua cidade. O motivo pelo qual escolheu a Faixa do Cidadão é meramente burocrático, visto que para licenciar Estações de Radioamador se faz necessário todo um processo seletivo. 

Bira montou um centro de comando que será vinculado - não institucionalmente - às autoridades da Defesa Civil, e providenciou a instalação de antenas e rádios homologados em todos os bairros da cidade, e com isso, caso ocorra novamente alguma intempérie climática, as Estações instaladas poderão interagir com o centro de comando, auxiliando dessa forma o resgate e salvamento de necessitados, não é o máximo?!
Meus sinceros parabéns ao amigo Bira!

Essa visão panorâmica do contexto nacional se faz necessária, e como expliquei no início do texto, não se trata de prevenção, pois nosso problema vai além, é burocrático e legislativo, se trata de tomar as rédeas da situação e procurar melhor solução possível, assim, casos extremos da natureza poderão ser encarados de forma organizada.
Compartilhe, copie o link e cole nas redes sociais.
73s

2 comentários:

Xavier disse...

ola Andre, O Serviço Radio Cidadão tem muito a contribuir com a Defesa Civil, e nosso amigo Bira teve a visão desta grande equipe que somos todos nos operadores dos 11 metros.
Xavier PX4A 8183 estação ferro de solda Uba MG

André Luiz disse...

É isso aí Xavier, vamos trabalhar sério para que essa iniciativa sirva como um "a partir dê" para as demais localidades de nosso território brasileiro.
Alemão PX4G1578

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.