Seguidores

terça-feira, fevereiro 11, 2014

Qual é o melhor rádio na minha opinião?

Durante muitos anos a Faixa do Cidadão ficou abandonada "comercialmente", e por longo período de tempo o consumidor não tinha onde adquirir rádios homologados. Todos sabem da "vista grossa" que a Anatel teve que fazer durante esse período em relação a venda e uso desses rádios.
Fazendo uma comparação a seguir, quem é comerciante sabe o problema que é fechar as portas para tirar férias; isso foi feito para com os rádios homologados. O consumidor está disposto a comprar, e seu comércio com as portas fechadas ou a ausência do produto homologado na prateleira não impede que esse mesmo consumidor adquira um produto similar, mas..., "e se o produto do similar for melhor que o seu?"
Estamos falando de fatos corriqueiros, normais...
Isso acontece em todos os segmentos, e não tem como fugir; rádios tipo exportação são muito superiores aos que estão homologados hoje, e digo isso em todos os aspectos.
Rádios homologados podem ser bonitos, podem ter inúmeras funções, mas se faltar o básico o povo reclama. Se o áudio AM for fraco, de imediato a turma coloca microfone amplificado Cobra, se não for robusto e que aceite modificações, literalmente não vai ficar na sua Estação. O fato é que brasileiro tem essa sede natural de querer sempre o melhor, ou simplesmente melhorar o que tem, e depois que ele escapa da linha de produtos homologados com limitações da lei e experimenta utilizar um equipamento superior, tipo exportação, dificilmente tem volta.
A tendência do "novato" é sempre olhar primeiro o lado direito do cardápio, e parece piada, mas ele sempre começa com aquela rapadura de 40 canais (Cobra 19DX e afins) e a antena mais barata (particularmente adoro essa antena), ficando escravo do canal 05 AM, pois é isso que esse conjunto oferece. 
Veja bem, para quem curte o canal 05 AM está tudo certo e ponto final, não discordo disso, eu mesmo uso muito o 05 nas rodovias; "é o melhor canal para quem não quer viajar sozinho"
Particularmente "tenho medo de trafegar operando rádio no modo SSB, tira muito a atenção".
Depois de uns dias acontece de nosso amigo novato conhecer o rádio do caminhão ao lado, e percebe que a Estação "do outro" é de maior porte, que "o outro" consegue sucesso em contatos com outros Estados, e começa a peregrinação sofrida "e sem fim". 
O novato estaciona no primeiro posto que vende PX e pergunta o vendedor da lojinha local qual é o melhor, e o vendedor logicamente vai oferecer o que tem, dizendo que aquele rádio "X" é o melhor do mercado, e ainda distrai o cidadão oferecendo alongador de antena e aquela boneca com cara de puta para pendurar na maria-mole, tudo para tirar o foco do que é mais importante, "a real  necessidade do comprador, que é contatos a longa distância".

Entenda que o alongador de antenas existe para que a antena ressone nos canais negativos,  e que para melhorar a ROE é necessário entender três coisas:  estacionária, ressonância e impedância; ao passo que a boneca com cara de puta não melhora em nada a transmissão. Se a roe está alta, a instalação está ERRADA (posição da antena, ângulo, localização etc...), e o alongador pode até resolver a questão da estacionaria maquiando-a, mas e a ressonância e a danada da impedância?
Mas é sempre assim, e o novato alguma coisa sempre compra... nem que seja a ideia, e fica cozinhando aquilo na cabeça... Jamais compre algo sem pesquisar!
A pergunta é: 
Qual é "o melhor", ou, "o que melhor" atende nossas necessidades?

A verdade é que os rádios tipo exportação são produzidos para agradar a todos, e a potência e quantidade de canais é enorme, então a chance de resolver a questão de contatos a longa distância é muito grande, mas por outro lado, se você recebe muitas ligações telefônicas enquanto dirige e reconhece que isso é um risco à direção; se curte mesmo o canal 05 AM, a opção ideal é o Cobra 29LXBT, mesmo porque, esse rádio faz muito, mas muito mais que atender telefone, é um parceiro. Pode optar também pelo Cobra 25LX, que é lindão, ou o 75WXST, que cabe em qualquer lugar, até em bicicleta.
É você que deve avaliar sua real necessidade e "focar nisso". Não interessa o que as pessoas vão dizer. Se a pessoa vende rádio, ela NÃO É NEUTRA, e dificilmente está preocupada com sua necessidade, então, se me perguntar qual é o melhor rádio, sou obrigado a devolver a pergunta:
-Qual é a sua necessidade?

Compartilhe!
(Está saindo a data do dia de campo de 11 metros, se liguem no blog, em breve divulgaremos o dia certo, horários e canais)

5 comentários:

Gelson disse...

É por ai mesmo o caminho, me identifiquei com a parte que fala do 19DX, a anteninha barata e o canal 5 AM, foi assim que eu comecei.
Mas meu sonho é ver alguma loja especializada homologar rádios como os Voyager VR 158 ou VR 9000bloqueando-os com 80 canais e mantendo as demais configurações, ou uma Cobra produzindo um rádio robusto, "sem frescuras" especialmente para as nossas legislações.
Sonhar não custa nada, enquanto isso vamos contando com a sorte...

André Luiz disse...

Por razões comerciais com meus parceiros não posso dizer muito por agora, mas garanto que vem novidades por ai.
"É muito caro" e complexo homologar rádios prontos, o que dirá preparar um rádio com estrutura tipo exportação, entende?
Ser especializado nem sempre quer dizer ser louco de trabalhar para trocar cebola.

Anônimo disse...

E essa novidade tem data aproximada pra chegar?

Gelson disse...

Bem esclarecido em poucas palavras André.
Aguardo ansioso para ver e talvez desfrutar das novidades que virão.

André Luiz disse...

Gelson, eu comentei que sentiriam falta dessa variedade de rádios Cobra... quem acompanha também a página no Facebook já pegou "qual é a novidade". Vai demorar um pouco, mas vai ser bem legal.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.