Seguidores

sexta-feira, janeiro 03, 2014

A história de Carlos e seu rádio PX (4º parte)

... até a casa de Delco Garcia Jr, que em sequência procurou  Renato Moreira, ambos integrantes do Grupo de PX mais atuante da Região. Delco correu para a Igreja para orar e pedir ajuda do alto, enquanto Renato, perfeccionista ao extremo, separava os equipamentos que iria levar. Renato Moreira havia adquirido recentemente na feirinha uma poderosa antena 5/8 de onda. Um jovem havia herdado de seu sogro uma pequena fábrica de antenas. Poucos funcionários eram incumbidos de fabricar os produtos, e este rapaz, conhecido como Ricardo Ferron, cuidava, além da administração, das vendas e apresentação. Antenas Presidente era o nome. 

Enquanto o radio-operador no alto da Serra recebia notícias da Estação Lagarto, o barulho forte ecoava por entre as montanhas. A inundação tomava conta de tudo. O rio estava muitos metros acima do normal e já havia tomado toda região. A situação parecia não ter fim. A população do lugarejo já estava em grande parte junto ao radio-operador, que administrava cautelosamente a situação, afinal, a Serra, topograficamente, embora fosse o ponto mais alto, não estava acima do nível de segurança. Seria necessário uma operação de resgate com urgência.

O geógrafo Diego Pedrosa acelera o passo ao perceber que a chuva da uma trégua. Carlos fica mais desesperado quando escuta o barulho intenso que vinha das árvores. As águas retidas na represa já haviam alcançado os dois. Os casais de idosos, na ânsia de se salvar, deixam Diego e Carlos para trás, mergulhando na sorte da mata fechada. O nível das águas subia rapidamente, e Diego Pedrosa, ao olhar para trás, percebe o porquê de tanto barulho. Eram as casas destruídas do lugarejo que estavam em meio à mata, no nível de seus próprios pés.

120 quilômetros separam os amigos Moacyr Rother, Rogério Canado e Delco Garcia do radio-operador. O Chevette de Moacyr não comportava todo o material, e Renato decide então pedir emprestado a Brasília do recém adquirido amigo Ricardo Ferron, mas a tentativa não logrou sucesso. Ricardo havia emprestado a Brasília dias antes para um de seus funcionários, Carlos.
Alguém que involuntariamente escutava a conversa na rua, percebendo a gravidade da situação se oferece como voluntário, é Gilberto Silva Pacheco Filho, empresário forte no ramo das artes, telegrafista e radioamador. Gilberto toma frente, corre para o orelhão, saca 4 fichas e liga para a casa de um amigo General do Exército. Rogério Canado explica que já havia procurado o Tiro de Guerra, e Gilberto pede calma, pois conhecia o General de perto.
-------------------
O General de pronto aceita o resgate, e acolhe os voluntários da Faixa do Cidadão para orientá-los. Enquanto isso...
(continua amanhã)

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.