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sábado, dezembro 07, 2013

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Para novatos - Parte 1

Você é novato e não sabe qual rádio comprar, não sabe qual antena comprar, não sabe se modular no carro é melhor, se em casa é melhor. São tantas dúvidas que você e muita gente tem, que decidi reunir grande parte das respostas úteis neste post, de forma que possa clarear um pouco suas ideias e que você não gaste seu tempo.
Qual rádio comprar?

Antes de responder, é você que deve avaliar a real situação. Se você trafega em estrada constantemente, corre o risco de ser fiscalizado, então não tem jeito, tem que ser rádio homologado, caso contrário, pode passar raiva e ter o rádio apreendido, e NÃO ADIANTA tentar encontrar rádio homologado no Mercado Livre. Se pretende comprar um rádio mais barato ou com mais recursos, a escolha é sua. Clique aqui e verifique as melhores opções - TODOS SÃO HOMOLOGADOS. Eu uso o Cobra 29LXBT (clique aqui e vide equipamento) e o UNIDEM BEARCAT 980 SSB nos dois carros, e na caminhonete utilizo o HANNOVER BR9000.  (clique aqui e assista o review do Cobra 25LX) Lembre-se que o forte nas estradas é o canal 5 AM.
Se você não trafega em estradas e roda mais na cidade, deve avaliar um aspecto em especial, o QAP. 
Existe QAP (pessoas que usam) na sua cidade?
Se a resposta for sim (clique aqui e vide exemplo). Sendo assim, pode usar uma antena bobinada pequena e um rádio que caiba no seu bolso.
Se a resposta é não, a antena NÃO PODE ser a menor, tem que ser a maior possível, pode ser bobinada, mas como disse, deve ser a maior, caso contrário, será complicado efetuar contatos a longa distância. clique aqui e escolha a antena. Já o rádio, neste caso, não pode ser qualquer um, e você tem tanto o UNIDEM DEARCAT 980SSB quanto o HANNOVER BR9000, sendo ambos, ótimas opções.
Se quiser, pode nos enviar o rádio para Upgrade (clique aqui e assista os vídeos)
Esse rádio (HANNOVER BR9000) em especial, possibilita que façamos um ótimo serviço de Upgrade, e te oferece recursos que jamais estarão disponíveis em rádios homologados. Mas lembre-se,  se deseja um rádio realmente bom, como este que estou indicando, deve ter em mente que vai precisar de uma boa fonte de alimentação, então escolha clicando aqui.

No caso da antena para sua casa, escolha a com maior ganho. Temos várias fábricas no mercado, e a que posso indicar  é  nossa parceira Steelbras, então clique aqui e escolha sua antena.
Nossa parceria vai se expandir em 2014, e nos próximos posts vou elucidá-los quanto a mais dúvidas e 
((•)) Ouça este post

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É normal a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso o conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento - limitadores de áudio. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento, mantenha intacto o ALC, ou solicite que seja feito por um técnico que tenha posse de instrumentação, como analisador de espectro, e "que saiba usar". Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível! Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento, lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas não estar ressonando corretamente. Desta forma, não adianta ter rádio potente se o restante da Estação está aquém.

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua Estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadores o chamaram para tomar um café e o conhecer, e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordial, e JAMAIS se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal e denuncie.

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→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO