Seguidores

sexta-feira, dezembro 20, 2013

MAGNUM 257 HP - Review

Quem nunca viu de perto acredita ser um rádio grande, as fotos enganam, mas o rádio é pequeno, poderia dizer que tem as mesmas dimensões do Cobra 25LX, porém, é ainda menor. Aqui vale o ditado que tamanho não é documento.
Possui 400 canais, operando os 80 homologados nas bandas E e F. O equipamento não é para iniciantes, saibam disso, e deve ser adquirido apenas por radio-operadores que entendem de como se procede com sistema irradiante. Este modelo "não possui circuito de leitura de estacionaria", então o ideal é utilizar wattímetro de ponteiros cruzados + acoplador, ou usá-lo apenas onde a antena foi cortada. 
O circuito de saída (RFX75 e RFX150) suporta bem excessos de calor, mas como como todo rádio forte, NÃO SUPORTA ESTACIONARIA acima de 2. Na verdade, suportar calor não quer dizer que funciona a pleno vapor estando quente. Nos testes realizados, inclusive no vídeo (CLIQUE AQUI E ASSISTA), ele aquecido em meio a um QSO caiu a potência cerca de 24w no modo SSB original, ou seja, com 4 minutos de conversa caiu de 75W para uma média de 50, 55w. O problema de perda por conta de calor foi resolvido adicionando coolers e substituindo capacitores, como procedemos no Upgrade, então fica ai a dica. O rádio vai esquentar, mas a troca de calor no dissipador será mais rápida com coolers, impedindo a tão temida perda de potência. Não utilize coolers de 1cm de espessura, utilize de 2cm.

Sobre funções:
O potenciômetro do clarificador faz duas funções, uma de clarificar propriamente dito, e a função MENU, então se ligue nas observações abaixo.
Top Gun Modulator, sem comentários. O áudio é o ponto forte desse equipamento, um absurdo de forte, vide circuito abaixo:
A sintonia no potenciômetro varia pouco, cerca de 1,5 KHz, como na sintonia fina, e o restante da sintonia (que já é unificada TX/RX de fábrica), você pode alterar clicando em STEP e girando o seletor de canais.
Para ligar o filtro ANL e NB, basta clicar em MENU e em seguida STEP.
Para acessar os bancos de canais, basta clicar em CALL, e terá os bancos de canais:
A,B,C,D,E,F,G,H,I,J.
Se quiser ficar no modo frequencímetro, basta clicar no MENU e em seguida CALL, se preferir o modo dígito de canais, proceda novamente.
Se clicar em MODE, vai alterar os modos AM, FM, USB, LSB.
Se quiser ligar o filtro HICUT, basta clicar em FUNÇÃO e em seguida MODE.
Os controles do painel são básicos, RFGain, MicGain, CLAR (ificador), volume, controle de potência e Squelsh juntos.
Potência original em torno de 70W SSB, AM entre 5 e 20 AVG e 70 PEP.
Não possui: Roger Beep e Eco.
As demais funções, como programação TX/RX para acessar repetidoras em 10 metros e subton eu ainda não sei fazer, mas vou adicionar informações a medida que descobrir. Utilizo pouco o rádio, na verdade adquiri apenas para review.
A versão de 30w MAGNUM 257 (Sem o HP) é muito bom, o dissipador é enorme, e funciona muito bem. Vide foto abaixo:
MAGNUM 257
MAGNUM 257

MAGNUM 257

MAGNUM 257

Abaixo, MAGNUM 257HP
MAGNUM 257 HP

MAGNUM 257 HP

Abraços a todos!
Compartilhem no Facebook, curta nossa página e receba atualizações!
73s

3 comentários:

Unknown disse...

Primeiramente, parabéns pelo blog, realmente altamente informativo, André.
O Magnum 257HP é bem avaliado no mundo dos 10/11 metros e, segundo consta, para o próximo ano sairá nova versão, sendo que esse rádio já possui umas duas atualizações, principalmente em potência. Por esse motivo estou esperando esse upgrade 2014. Obrigado pelas valiosas informações, André. Brevemente entrarei em contato! 73, Boas Festas, Saúde e Sucesso Sempre!
Valdemir/Salvador-BA

Eduardo Pinetti disse...

Alemão, uma pergunta. Onde adquirir essa belezinha? Na Bells não tem. è compra direta na RF Limited? Abraço.

André Luiz disse...

saiu de linha, por isso não encontra

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.