Seguidores

domingo, outubro 13, 2013

Variação de frequência, aprenda a corrigir.

Com a tecnologia ganhando espaço, uma das poucas formas de "aproximar" os rádios analógicos à estrutura digital é iniciando o serviço na estabilidade da frequência. É disso que vamos cuidar neste tópico.
Provavelmente você vai comparar os rádios novos à qualidade dos antigos, mas não se trata disso, apenas os cristais sofreram "maiores alterações", então, caso possua um rádio antigo na sucata, basta substituir todos os cristais dos rádios novos X100 pelos X10 dos antigos, inclusive o 10M4D, e a variação cansativa de frequência que costuma alterar quase 10 Khz não chegará a 0.3, ou seja, de 10.0 para 0.3 diria ser uma variação quase imperceptível. O próprio Hannover BR9000 varia 0.2, só não aparece no contador de frequência. Se você possui um rádio antigo em pleno funcionamento, não há problema em instalar os cristais do rádio novo neste rádio antigo, pois o antigo não sofre com aquecimento, então não faria diferença.
Se optar por substituir os cristais, não se esqueça que deverá ajustar as bobinas, caso contrário, o rádio ficará totalmente fora de frequência. Cuidado com as trilhas.
A bem da verdade, qualquer rádio, por mais estável que seja, varia um pouco, independente se é um HF PX ou HF banda corrida. Acontece que em alguns casos a variação é tão gritante que perdemos o encanto pelo rádio, portanto, a segunda opção seria instalar um aquecedor PTC MURATA, que mantém o cristal em determinada temperatura a fim de evitar a variação do mesmo. Pode ser novo para você, mas este produto existe a muitos anos no mercado.

De qualquer forma, uma variação de 0.2 também será normal. O rádio estabilizará na frequência após 5 minutos, podendo haver variação durante o processo de aquecimento.
73s
Compartilhe este post, copie o link e cole no Facebook

2 comentários:

Luiz C. Pinheiro disse...

Tenho reparado que os macanudos dos 11 metros do Nordeste (7ª região) possuem rádios que variam muito de frequência. Essas variações podem ser devido ao calor no QTH da estação ou nos ráios utilizados. Como os macanudos não possuem muitos recursos técnicos/conhecimento para a correção dessa deficiência (variação de frequência), é dificil corrigi-la. Uma alternativa sería a ventilação forçada com uma boa ventoinha.
A maioria dos macanudos não tem acesso a componentes de precisão como cristais e termistores e por isso ficam sem auxílio para a solução desses problemas.
Acho que a solução mesmo é a ventilação forçada. De qualquer modo o alerta é de boa valia.
A propósito, os componentes da gigante japonesa Murata são muito bons.

Saudações
Luiz Carlos (PX4A0124)

André Luiz disse...

Tenho certeza que este link vai ajudar muita gente:
http://www.hib.com.br/pt/index.html

Nesta empresa qualquer pessoa compra os cristais. Quem me passou o contato foi o Dudu PY4RJ

O problema hoje é o material que é feito "o cristal", por isso decidi postar a respeito, pois com a substituição dos mesmos, os rádios analógicos podem ter uma melhora substancial.
Luiz, não tem como colocar um cooler dentro do rádio. Causaria muito ruído, e sopraria calor do mesmo jeito. O negócio é substituir.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.