Seguidores

terça-feira, agosto 20, 2013

Review MFJ-826B Wattmeter Digital

A vantagem do wattímetro digital é que não existe o "vencer a inércia" de ponteiros, e o fato de não haver esse tipo de barreira facilita a leitura de potência justamente por apresentá-la em tempo real.
repare a limalha na tela (removida posteriormente)
Outra característica interessante é o contador de frequências integrado (frequencímetro), que também auxilia no caso de aferições. Não é 100% preciso por não haver o mínimo de 7 dígitos, são apenas 5, mas funciona, você terá uma referência, e a partir daí poderá fazer uma tabela de canais, ou em caso de rádios HF sem contador de frequência, saber onde está. Funciona em todos os modos dentro do espectro de 1,8-54 MHz.

As leituras podem variar em 4 escalas:
AVG rápido;
PEAK 1 com retenção de picos em 1 segundo;
PEAK 2 com retenção de picos em 2 segundos;
PEAK 3 com retenção de picos em 3 segundos;
Oferece leitura de Relação de Ondas Estacionárias e apresenta na tela a potência refletida.
Modo de exibição em escalas de 25 watts, 250 watts e 1500 watts automáticos, sendo que o modo de exibição de tela fica a gosto do usuário - potência numérica ou bargraph multifuncional.
São duas linhas de exibição com 16 caracteres retroiluminados.
O lado negativo do instrumento é o acabamento. A tela teve que ser removida para que eu pudesse passar uma lima fina no quadro de apresentação (vide foto acima), mas tirando isso, dou nota 10 de 10 na relação custo x benefício.

É realmente um instrumento muito preciso. 

Nenhum comentário:

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.