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domingo, agosto 11, 2013

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Novidades no mercado...

Quando pensamos em adquirir um rádio novo, perambulamos repetidamente entre os mesmos modelos, o que viciosamente nos prende acerca de determinadas marcas, que pouco ou nada corroboram com o ensejo do radio-operador em consumir algo diferente. É algo que vale reflexão.
Longe da ideia de implicitamente dizer que os rádios atuais estão abaixo das espectativas na questão de funcionamento, nada disso, a maioria até melhorou substancialmente, me refiro exclusivamente ao aspecto visual, que está aquém, perante a realidade tecnológica contemporânea.
Para que tenha noção, o nicho de mercado voltado ao usuário da faixa do cidadão é de 10 vezes maior que o comércio direcionado ao radioamadorismo, ou seja, somos maioria esmagadora, mas a atenção comercial voltada ao radioamadorismo é 10 vezes maior que a direcionada aos usuários da faixa do cidadão. Para se certificar disso, basta observar constantes lançamentos para radioamadores e nenhuma novidade para operadores da faixa do cidadão.
Dizer que são níveis de interesses e modos de operação diferentes é até compreensível, mas legitimar o argumento utilizando o "nível econômico" como fator determinante  chega a ser ofensa. Também existem radioamadores e operadores da faixa do cidadão nas classes baixas e médias. Além disso, a maioria dos radio-operadores que conheço, e que utilizam a Faixa do Cidadão, possuem "no mínimo" seu próprio negócio, como exemplo os camioneiros e suas lindas carretas, e sabemos que se o sujeito tem condições de possuir seu próprio meio de sustento, bens como: casa, carro, boa mobília, plano de saúde, etc... é simplesmente posse periférica, visto que economicamente um rádio top de linha seria um cisco perto de suas posses, custa menos que um pneu, imagine 18 pneus, ou mesmo 24.

Para as empresas do segmento, passou da hora de pensar no assunto.
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8 comentários:

Alex da S. Moreira disse...

Bacana a matéria, mais discordo plenamente dela, temos sim, muitos lançamentos para 11m, temos lançamentos da Voyager, Voyage, Hannover, Aquário, Cobra, Mega Star, Super Star..., vejo que hoje temos muitas opções de marcas e modelos no mercado para 11m. Fraterno abraço Alemão. Alex - PU1UPP e PX1W6568 - Valença/RJ

Renato Moreira disse...

Pura realidade André,vejo a novidades tecnológicas voltadas ao radioamadorismo,sendo que para para se oficializar "radioamador"se tem que que prestar uma prova(que todos nós já sabemos)e elas geralmente são feitas em capitais ou cidades de maior fluxo, enfim e para o operador da faixa do cidadão apenas enviar uma proposta para "usar" a referida faixa,as empresas poderiam fazer o mesmo já que é muito mais fácil legalizar uma estação de p.x, imagina só uma gama de rádios homologados que realmente possa satisfazer as expectativas dos seus usuarios com uma bela aparência e funcionalidades que surpreendessem seus usuários,NÃO EXISTE VALOR(desde que não abusivo) QUE PAGUE UMA SATISFAÇÃO OU AMOR, então fica a dica do André, para a melhorar os equipamentos para nós PEXIZEIROS,com certeza a classe agradesse.

Renato Moreira PX2Z 3763

André Luiz disse...

Olá Alex!

A Cobra é a única empresa que realmente trouxe novidades, mas todas as novidades apresentadas, por mais espetaculares que sejam (realmente são lindos), só atendem o público de "AM". Para quem só utiliza Amplitude Modulada, jóia!
Móvel eu só uso AM, base normalmente uso o modo SSB, e gostaria de algo realmente novo.
Aquario. Você acha realmente que o rádio Aquario tem condições de ser chamado de novidade?
Se chegasse aos pés do Hannover, tudo bem!
É tecnologia nova, reconheço, mas display laranja? PQP!
O restante das marcas que você citou são todos a mesma coisa desde o surgimento, os mesmos modelos, as mesmas e repetidas configurações, e o pior, por serem em maioria TIPO EXPORTAÇÃO (mais canais que o permitido) não podem ser homologados no Brasil. E ai?

Emerson Bortolot disse...

Bom dia pessoal, realmente surge inúmeras dúvidas ao adquirir um novo equipamento para 11 metros. Pois opero também em 2 metros (VHF) e garanto a todos que nunca deixei de gostar muito mais dos 11 metros.

Eu tinha um Voyager 158EGTL-DX e concordo que era um baita máquina. Estou pensando em adquirir um Hannover BR9000, andei pesquisando milhões de tópicos em fóruns de discussão na internet e lógico que muitos criticam e muitos elogiam. Assim surge a dúvida, adquirir ou não?


Percebi que existe um link para compra deste equipamento aqui no BLOG, é segura a aquisição e será que acertarei a mão para este equipamento, pois uso praticamente AM e algumas vezes banda lateral sem ser FM e CW.


Abraços.


Emerson, PX2Y2642 / PU2KJX.

André Luiz disse...

Quanto a adquirir ou não o rádio por conta do link fica a seu critério, não me meto na escolha do rádio, e se você vai saber lidar com o rádio ou não, vai depender muito do seu nível de intelecto. Se sabe ler manual, saberá usar o rádio, se não sabe "ler e interpretar", vai repetir a mesma pergunta cretina que fez acima.
No seu caso eu pensaria 2x antes que comprar qualquer coisa que necessite leitura prévia.

Adriano R. Dias disse...

Tem o Uniden Bearcat 980 SSB que é lindão. Eu compraria.

luiz fernando cuchi juchneski disse...

Bom gente sou novo aki sou motorista opero um voyager vr-9000 mk2 falo em banda lateral lsb-100 25.965 a frequencia por acaso no mercado de px tem algum radio melhor que o meu para o que eu faço?

André Luiz disse...

o VR 158 EGTL DX é melhor

Sem instrumentos, não adianta!

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→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

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