Seguidores

sábado, julho 13, 2013

Exclusivo para iniciantes...

Para quem está iniciando na Faixa do Cidadão, aqui vão algumas dicas simples, de forma a orientá-los quanto à escolhas e procedimentos.
Primeiro procedimento seria a licença?
Não, calma ai.
No formulário de preenchimento da licença é necessário escrever o número da homologação do rádio e modelo/marca, portanto, não adianta pular etapas pensando estar em conformidade, tem que decidir primeiro qual rádio comprar. Vamos por etapas, e de acordo com a necessidade.

Fonte de alimentação, no caso de Estação Base (Base seria em casa). A fonte pode ser de 13,8v entre 10A e 15A. Alguns rádios consomem apenas 2A, mas não acho correto adquirir fonte de alimentação com amperagem baixa ou a conta certa do rádio, pois amanhã você pode optar por outro rádio mais potente/robusto, e vai ter que gastar denovo com fonte. JAMAIS utilize fonte de computador adaptada para outra finalidade que não seja computador, isso é irresponsabilidade. Cansei de ver fontes de PC queimar rádios. A fonte de alimentação deve ser estabilizada, e de preferência industrial, como a exemplo da foto abaixo.
Cabo coaxial, que liga o rádio até a antena. Verifique com o instalador o tamanho do cabo, e jamais compre cabo sem marca, ou cabo não homologado. Os cabos homologados possuem mais quantidade de malha que os "baratinhos", e possuem número de homologação, pois passam por critérios técnicos de avaliação, os "baratinhos não".
Conectores. Adquira conectores para ligar o cabo na antena e o cabo no rádio. É chamado de conector UHF. Não escolha conectores de baixa qualidade. 
Rádio. Este pode variar desde o mais baratinho até o mais caro, ou mesmo diferenciar por questões de funções, como o Cobra 29LXBT e o Hannover BR9000, ou o lendário Cobra 148 GTL. Os três modelos possuem atrativos que facilmente convencem pela robustez e qualidade, mas nada impede que você escolha rádios mais simples, como a exemplo o Cobra 19DX, ou mesmo Hannover BR32.
Antena. Se for Estação Base (em casa), pode ser antena 1/4 de onda, 5/8 de onda, é você que escolhe. Se for Estação móvel (no carro/lancha/Iate), as antenas são diferentes. Verifique suas possibilidades e o objetivo e faça a melhor escolha, eu recomendo Antenas Steelbras, pois são as melhores antenas do Brasil.
6º Mão de obra de instalação. Existem empresas especializadas no assunto. Não é simplesmente ligar o rádio no cabo e a antena no telhado. Existe todo um procedimento a ser tomado, experiência que você ganhará com o passar dos anos. Procure orientação técnica de quem trabalha com antenas, ligue para a Steelbras e solicite o vendedor o endereço mais próximo de algum instalador/empresa. É a sugestão mais responsável que poderia te passar.

7º Instrumentos. Wattímetros são necessários para verificação de possíveis problemas no sistema irradiante, portanto, invista um pouco mais e escolha wattímetros de ponteiros cruzados, pois não é necessário nenhum ajuste ou conhecimento técnico além da instalação. Ele monitora tudo sozinho. Perfeito!
Acessórios. Em todos os rádios mencionados acima, é possível dar um up na Estação melhorando o áudio de seu rádio. Para isso, basta adquirir o Microfone Cobra modelo HG M-75 amplificado. Eu uso, e realmente é fantástico. (Não serve apenas no Cobra 29 LXBT). Aproveite o investimento e adquira a cabeça cromada do microfone, custa 5 reais em média e deixa o visual mais atraente.

Um comentário:

Anônimo disse...

valeu cara, eu tinha duvida e agora nao tenho
Mauricio SPaulo zona leste

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.