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domingo, junho 30, 2013

Arrefecimento nos Rádios que utilizam Mosfets . . . . . . O pulo do gato!

O maior problema dos mosfets em rádios px é que mudaram tudo, menos o sistema de dissipação de calor.
O mosfet atinge sua temperatura limite muito rápido, e o circuito de proteção fecha a voltagem de entrada a fim de dar uma folga para que o transistor esfrie, caso contrário, ele queima.
Este mecanismo de proteção faz com que a potência do rádio baixe para que não seja gerado ainda mais calor, e quando  transfere esse calor para um dissipador maior e mais ativo, que ainda contenha ventilação forçada (cooler), você mantém o transistor em temperatura próxima à adequada, e o sistema de proteção nem chega a ser utilizado, ele não é acionado. 
Não concordo em alterar o sistema original de proteção, apenas aumento a capacidade de dissipação. Na verdade, esse esquema da potência ir caindo devido ao calor existe desde muito tempo.
Isso é uma proteção que existe no rádio para evitar queima de saída.

Nos rádios mais antigos, quando o diodo fecha gradativamente o coletor, o transistor (2sc2312) que não aceita trabalhar fora das configurações, tende a "peidar" (borbulhar) na transmissão,  já nos Mosfets é diferente, o Mosfet trabalha bem, mesmo que o 'gate' esteja abaixo do ideal, e a potência desce sem que você perceba, porém, os transistores não deixam de transmitir, e em alguns casos explodem, ou se partem. Outra coisa que faz com que eles danifiquem é o bias alterado. A tal da portadorazinha em SSB.

Nos rádios mais novos,  os diodos estão bem no pé do transistor na parte superior da placa, e tem a mesma função, porém, a temperatura de "stress" do transistor é superior, o que levou o afastamento desse diodo em relação a posição de funcionamento dos rádios mais antigos. Repare que agora ele fica na parte superior da placa.
Quando você coloca ventilação forçada o transistor ainda aquece, mas o dissipador faz a troca de calor com maior facilidade, e você pode  transmitir com todo potencial sem prejuízo algum para o rádio.

Se queimar a saída, só pode ser ROE.
Vale experimentar este tutorial...

Vide imagens contendo exemplos.
(Clique nas fotos para ampliação)

Dissipador original Pentium 3

Com as abas laterais dp dissipador cortadas


Preparando o afastador
Vide afastador, uma chapa de alumínio
porosa, com 4 mm
Sem a chapinha para afastar
o dissipador as tampas nao
fecham. Preencha ambos os lados
da chapinha com
pasta térmica.
Parafuse os transistores na chapinha
e por cima da chapinha parafuse
o dissipador (Nesta ordem)

Serviço pronto. Ligue a alimentação do cooler na chave liga/desliga do rádio e em série um resistor de 500 ohms


Bons DXs!

2 comentários:

troll disse...

no caso do cooler o ar deve ser jogado pra cima do dissipador assim como e no pc

André Luiz disse...

o que você acha?

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.