Seguidores

domingo, março 10, 2013

Momento saudade...

Eu não sei na sua cidade, mas aqui em Juiz de Fora nos anos 80/90 a Faixa do Cidadão funcionou.
Quem pode falar muito bem sobre todas as histórias é minha Madrinha de casamento Alba PX4A9503 e meu Padrinho de casamento Serginho PX4B4217. Este post é apenas o que consta em minha memória.
A interação do Serviço de Saúde pública com os radio-operadores era fantástico. Me lembro de participar de alguns eventos, não muitos pois era bem novinho, mas de alguns eu me recordo, como a exemplo a campanha de vacinação.
Não existiam telefones celulares como hoje, e a comunicação por telefone fixo era bem precária e restrita. A Secretaria de Saúde Pública não tinha controle sobre a quantidade de crianças existentes em nossa cidade, não existia sequer estimativa, e a campanha de vacinação só tinha sucesso se os radio-operadores da Faixa do Cidadão estivessem ajudando. O clube de PX bombava!
O legal era a organização. Em dia de vacinação, cada radio-operador se dirigia com sua Estação Móvel para os bairros e colocava sua Estação à disposição nos postos de saúde. A  função do radio-operador naquele momento era o monitoramento da quantidade de vacina para a população. Quando o público infantil era superior à quantidade de vacinas,  os agentes de saúde, até então sem comunicação com a rede de distribuição, contavam com o precioso auxílio do radio-operador, que avisava no rádio para outro radio-operador que estava com sua Estação em local estratégico, a fim de colher as informações de TODOS OS BAIRROS, e assim repassava as necessidades, quantidades e detalhes ao posto principal de distribuição, que realizava imediata entrega das vacinas que faltavam. Toda a cidade dependia dessa rede de integração, e ao contrário de parecer cansativo, acabava sendo muito divertido.
Lembro também das gincanas de arrecadação de alimentos para os abrigos públicos quando em época de chuvas e desabrigados... campanha do agasalho, entre outras muitas... outro detalhe interessante, e que vale ressaltar, era a presença constante do Corpo de Bombeiros Militar nos eventos, promovendo apresentações, aulas e cursos de segurança e primeiros socorros à radio-operadores, pois estes estavam sempre à frente em casos de calamidade. O canil da Polícia Militar também sempre participou ativamente nos eventos. Era muito legal!
 Os meios de comunicação avançaram, e velhos costumes foram deixados de lado. Uma pena.
Com o espírito de relembrar uma época linda de nossas vidas, eu mesmo legendei o filme abaixo. Filme de época com Burt Reynolds - "Smoke and the Bandit" (Agarra-me se puderes)
Assista com sua familia.
Presente de nosso Blog à você, leitor.
73s
http://youtu.be/W7XUlb6IBAY

9 comentários:

Ernestus disse...

A Faixa do Cidadão realmente teve seus anos áureos. Comecei ao rádio em 1980, com 14 anos de idade, completamente sem recursos financeiros. Minha primeira estação foi montada a duras penas: um radioamador amigo da familia me doou um pequeno Lafayette HB-740, de 23 canais AM, e uma fonte de 5A, juntamente com instruções de como montar uma antena dipolo, o que prontamente fiz. Assim, ignorando as condições de ROE, e com a antena literalmente pendurada nas grades do apartamento, pude me fazer parte integrante de um seleto grupo de felizardos cultivadores de uma atividade que era maior do que simplesmente um hobbie, pois tratava-se de um eficaz veículo de integração social. A própria comunidade radioamadorística da Grande Vitória era, em peso, usuária e incentivadora da Faixa do Cidadão, agregando valores importantes, como a ética operacional e o compartilhamento de alguns conhecimentos técnicos básicos.

A propagação era fantástica. Fiz inúmeros DX com meu simplório aparelho em AM: Quase todos os dias falava com a 3ª, 5ª, 7ª, 8ª e 9ª regiões. Fiz "mosca-branca" com São Paulo, Rio, Bahia, Minas Gerais, e até faturei uns contatos internacionais com países vizinhos. A quantidade de operadores era tanta, que era só ligar o rádio e falar: tinha sempre alguém "corujando" ou algum QSO (ou até rodada) acontecendo. A QRM era implacável - 6 a 9 no s-meter diariamente. Tempo bom...

E as campanhas de vacinação? Essas eram sempre muito concorridas por aqui. Todos queriam participar. Distribuíamos estações móveis que se revezavam em turnos nos postos de atendimento e na torre da televisão, ponto mais alto da cidade, para servir de "ponte" entre as demais. Outras, buscavam o material e o entregavam nos locais mediante orientação dos operadores. Alguns macanudos se dispunham a buscar os mais carentes em casa e levá-los ao local de vacinação. Todos trabalhavam, todos contribuíam, e a sensação de dever cumprido era muito gratificante.

Os laços de amizade eram fortes entre os operadores de rádio de todas as categorias, que se ajudavam mutuamente, fazendo mutirões de instalação e manutenção de antenas. Uns cediam suas caixas postais aos que tinham endereços muito longos, para facilitar a troca de "cartolinas".

Por aqui havia o PX-Clube do Espírito Santo, Com sala de QAP localizada em Vila Velha. Tinha também o Grupo Tubarões de Camburi e o CORFACI de Vitória, que mantinham a estação do COPOM da PM devidamente revisada e em funcionamento no canal 9.

Quem chegava em Vitória pela BR 101 era recepcionado por uma placa dando as boas-vindas e informando um canal de QAP, por onde eram passadas informações de trânsito, turismo, rede hoteleira, restaurantes, praias, e também sobre serviços de emergência, como oficinas mecânicas, hospitais, etc.

Neste sentido, sou saudosista assumido. Quem nos dera poder retomar a atividade de outrora!!! Quem nos dera poder tornar-nos uma comunidade de peso para quem sabe mudar o país, que anda mergulhado em tantos desmandos, apregoando a austeridade, a boa convivência, e ter a satisfação de nos oferecermos para ajudar o próximo sem visar retribuição, mas com a simples gratuidade de nossos corações...

O tempo é agora. Temos tentado "reviver" o PX por aqui. Quem sabe ainda o veremos "bombando" de novo? Quem sabe possamos ainda ser reconhecidos como verdadeiros CIDADÃOS-da Faixa, em vez de sermos simplesmente adeptos da Faixa do Cidadão!!!

André Luiz disse...

Pelo que você comenta, a coisa funcionava mais ou menos igual em algumas cidades... suas observações são muito interessantes, e nos remetem a uma fase muito agradável da F.Cidadão.

Ernestus disse...

Positivo.
É por isso que às vezes discordo da afirmação de que o PX foi em sua época que as redes sociais são hoje.

Na verdade, a atividade onzemetrista era muito mais empolgante e envolvente: as pessoas se doavam de verdade e confraternizavam-se em reuniões presenciais (não virtuais), com direito a churrasco e tudo o mais.

Hoje parece haver uma barreira cultural a ser transposta para que o país funcione como naqueles tempos de menor indice de criminalidade e maior confiança mútua, em que o PX tinha lugar garantido.

De qualquer forma, creio que devemos sempre lutar por melhores dias em todos os setores da nossa vida. Se não houver melhora, pelo menos teremos a consciência tranquila por termos feito a nossa parte.

Imagine termos o PX de ontem com a tecnologia de hoje!!!

André Luiz disse...

Para endossar suas palavras, um vídeo bem antigo (ainda em VHS) de um encontro "semanal" entre alguns macanudos NO ANO DE 2001
https://www.youtube.com/watch?v=R4zK-JRTONc

Gelson disse...

Ouvindo vocês, veteranos e esperientes operadores, me da um nó na garganta por não ter vivido esta época de glória dos 11 metros.
Pois eu era apenas um bebê no colo dos meus pais.
Ainda era criança quando vi um filme o qual não lembro o nome mas que tinha um grupo de caminhoneiros que se comunicavam pelo PX, lembro bem de um QRA "Pato de borracha".
Apartir dai nasceu minhas paixões pelo PX e pelo caminhão.
Quanto ao caminhão tudo certo, pois cada dia tem mais nas estradas, mas quanto ao PX acho que cheguei um pouco tarde, pois na minha cidade 3' Barão de Cotegipe, mesmo depois de varias tentativas de incentivar alguns amigos a montarem suas estações, continuo sendo o unico operador do local.
É uma pena que a gurisada da minha idade não pegue o gosto pelo asunto, pois hoge em dia é só computador e celular e a grande maioria das pessoas vão pelo lado mais facil das coisas, é claro que uma dose de praticidade faz bem, mas tem coisas ficam mais intereçantes quando exigem um pouco de conhecimento esforço e pasciencia para funcionar.
Pois concordo com aquela comparação entre PX e computador como ir até o rio pescar o peixe ou ir ao mercado comprar ja embalado.
Mesmo assim continuo empolgado com os raros QSOs que consigo fazer com outras estações e as breves cruzadas de antenas com os companeiros da rodagem.
Não curto "bate papo virtual", por isso alimento a esperança de um dia o PX virar uma "febre" novemente.
Abraço a todos os onzemetristas deste Brasil!!!
Parabens pelo blog!!!
PX3P5152 TKS

Ernestus disse...

Grande Gelson,

O PX é uma paixão. Não desanime de cultivá-la, macanudo.

Na minha cidade, também sou o único operador. A propagação tem estado boa no início da noite, então, o negócio é curtir uns DX e colecionar umas cartolinas.

De qualquer forma, mesmo sem comunicação local, ainda me divirto muito ao rádio.

73!!!

André Luiz disse...

eu acho que eu tenho esse filme...
se chama COMBOIO

Gelson disse...

Belesa Ernestus, TKS ai pelas palavras.
É claro que não vou desanimar, até mandei meu radio para o Alemão dar uma "turbinada" e ai conseguir uns DX com os macanudos de longe.
TKS ai Alemão por lembrar o nome do filme.

André Luiz disse...

O filme é esse mesmo?

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.