Seguidores

quinta-feira, fevereiro 14, 2013

Galaxy Pluto

Rádio excelente, primo próximo do Alan 8001.

Funções:
Possui 271 canais - tipo exportação com Bancos de canais de A a F e modos de operação AM, FM, USB, LSB - 7 Watts AM com controle de potência que varia de 4 Watts a 7 Watts, 21 Watts SSB/PEP; controle de ganho de microfone e radiofrequência; sintonia dupla; frequencímetro de 5 dígitos no mesmo estilo lento do CTE Alan 8001; filtro NB; squeslh; leitor de estacionária manual; chave liga/desliga roger beep; chave + 10.
Por um lado seu forte é a recepção, incrível como os modelos Alan 8001, Cobra 148 GTL Taiwan/ Malaysia/ Chicago e Superstar 3900. Os rádios mais antigos possuem alguns componentes de melhor qualidade, e esses três modelos esbanjam boa recepção, mas ficam bons mesmo quando substituímos os transistores e os diodos de comutação rápida da recepção. Por outro lado o áudio transmitido nesse equipamento, que eu diria ser um show a parte é devido às configurações elétricas irmãs do 8001, exceto o áudio, que vai além, muito além. Enquanto seu "primo" da CTE esbanja elegância com o áudio processado e eco de fundo que mais se assemelha a uma grande estação de rádio comercial, o Galaxy Pluto esbanja quantidade de áudio em TX, muitas das vezes sendo necessário baixar o ganho de microfone até 11 horas para não saturar para quem escuta. Estamos falando de um rádio de 7 watts que se comporta como um grande HF.
Experimente verificar leituras no osciloscópio fixando 50 watts na maior crista, e verificará que esse transceptor esbanja corrente e chega bem perto, mesmo na casa dos 7 watts.
Dicas:
Aqui vão algumas dicas para melhorar o desempenho de seu rádio, mas lembre-se, é necessário possuir equipamentos profissionais a fim de afinar toda a transmissão sem danificar os componentes principais.
Para melhorar a transmissão deste rádio, substitua o resistor R174 (original 10k) por um de 3,3 k, segundo passo é substituir o resistor R187 (original 10k), por um resistor de 3,3 k - Para ajustar o modulador de áudio utilize um medidor de modulação, eu uso um DOSY, e faça o ajuste dentro da escala de 100% . Para abrir a potência em AM ajuste o trimpot VR13 e para abrir a potência em SSB ajuste o trimpot VR12 - ajuste dentro da escala de modulação de 100%. Isso não significa 100% de potência, mas é 100% "do potencial". Lembre-se que este rádio é antigo e as peças de reposição com a mesma qualidade são difíceis de serem encontradas. Até indico as alterações no áudio mas na potência NÃO. Calor gera perda.
A modificação mencionada acima aumenta ainda mais os níveis de áudio, então tome cuidado ao utilizar o modo SSB, mantenha dentro da escala máxima de modulação instrumental.
Atenção:
As modificações acima possivelmente acarretarão em excesso de consumo em cima do modulador, então substitua-o por um Tip 36c com encapsulamento plástico. Tome cuidado com o transistor de AM. Existe um substituto para ele na internet, verifique a compatibilidade para seu aparelho, e se fizer a modificação para mosfet, exija a realimentação direcionada. 
É um ótimo rádio para upgrade. Caso o seu rádio tenha queimado a saída, vale a pena substituir os originais por mosfets e deixá-lo com 50 watts. É um rádio muito estável.


6 comentários:

Anônimo disse...

foi o melhor rádio que ja tive, pena ter vendido em meados dos anos 90.
Marcus do Rio de Janeiro

Anônimo disse...

espetáculo de rádio

Maurício
Santos SP

joao alexandre disse...

foi o melhor radio que tive ..sem comparações.

Marcelo do Nascimento disse...

Ainda tenho o meu Galaxy Pluto. Ele está parado há algum tempo, mas estou remontando minha estação. Realmente é um rádio muito bom, que recebe muitos elogios de quem está do outro lado! Ele tem muitos recursos, sintonia dupla, controle de ganho e potência, beep, etc. Só falta de mais dígitos no frequencímetro.

Unknown disse...

Amo meu Galaxy chucrutado melhor radio que ja possui ate hj

Anônimo disse...

Boa noite comprei um galaxy pluto mas nao tem o flat cable do frequencimetro voce teria

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.