Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Cobra 142 GTL - CAM 89 & 89 XLR

Cobra 142 GTL é um clássico rádio base com design rústico. A aparência amadeirada combina muito bem com a sala de estar, ou mesmo no shack de radio-operadores do interior. Equipamento para pessoas de bom gosto.
É equipado com fonte interna 110/220 volts, 5A, duplo SMetter no qual você pode acompanhar o nível de modulação, estacionária e portadora simultaneamente. 40 canais de fábrica, 4,5 watts AM, 12 Watts SSB, leitor de ondas estacionárias manual, USB,LSB. Filtro NB/ANL.
O áudio TX é característico por fidelidade e peso, e fez deste rádio recorde de vendas.

Muito bem filtrado de fábrica por conta da qualidade dos componentes, e o alto-falante frontal é de excelente qualidade, além de ofercer melhor aproveitamento acústico, melhorando a recepção RX.  É um rádio que estando bem conservado e nada alterado, vale ter em sua Estação - É possível fazer contatos a longa distância com esse equipamento com muitíssima facilidade - É possível também expandir os 40 canais para -80 e + 108, ou -15 e + 172.

As dimensões desse rádio permitem desde a instalação de conversor (transvert) até linear (popular botina), tudo dentro do próprio rádio. Seu ponto fraco é o queixo (Voicelock), pois mesmo depois do chucrutamento, não tem variação que agrade. "Utilizei um rádio desses em meados dos anos 90, e lembro de ter retirado a tampa superior que é de metal com papel contact e enviei para cromar, ficou simplesmente lindo. "Sua fabricação se iniciou em 1976 e foi descontinuada em 1982".


A seqüência:
1º Cobra CAM 89, 2º Cobra 89 XLR e em último 142 GTL, sendo os dois últimos os melhores e mais completos da linha.
Para melhorar o rendimento deste rádio basta fazer pequenas alterações. Voc~e pode remover o transistor TR-32; altere o resistor R99 de 10k para 2.2k, altere R94 de 10k para 2.2k - Para ajuste do S-meter localize o trimpot VR1, squelsh VR2, frequencia em tx (transmissão) VR3, balanço de carrier VR5, potência VR10, medidor de modulação do segundo S-meter VR12, final bias VR9 e driver VR8.
Se deseja adicionar algum comentário sobre este equipamento, poste abaixo, desta forma você terá inúmeras informações de diversas fontes, interagindo com os leitores e usuários.
73s

Um comentário:

DIDIU disse...

Será que ainda existe algum em bom estado pra vender ele é muito bonito e axo que dá até pra por um microfone de mesa....certo? Parabéns 👏👏👏👍👍

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.