Seguidores

quarta-feira, fevereiro 13, 2013

Alan 8001

Alan 8001
É sem dúvida um dos mais belos transceptores da faixa do cidadão, com design rigorosamente detalhado, oferecendo ao radio-operador inúmeras funções que nenhum outro equipamento ofereceu em um rádio só, como ilustra a foto abaixo:

DESIGN ÚNICO - elegante ALAN 8001
Com o seletor de canais localizado ao centro, o estilo do painel impressiona pela singularidade, traço claro da empresa CTE que sempre prezou pela beleza, originalidade e funcionalidade; os leds de comutação TX/RX também ao centro e funcionando em separado dão um toque extra no visual. É realmente único!
A bem da verdade, se você pesquisar sobre os equipamentos da CTE, vai perceber na maioria dos transceptores um traço do design pré-existente que só foi culminar em sucesso, no lançamento do modelo Alan 8001, que é o transceptor que eu chamaria de, "a soma de todos".


No modelo 8001, os extremos de delicadeza e robustez estão em tudo, e como se já não bastasse o seletor de canais estar localizado ao centro, o aro de metal junto ao botão emborrachado localiza na serigrafia MHz o número do dígito correspondente ao display. Portanto, é o único equipamento que, mesmo estando desligado, é possível saber qual é o dígito do canal. Se você acha que a soma de todos os detalhes não o torna um transceptor único, pense e reflita se existe outro que ofereça uma riqueza tão grande de detalhes, aliado a uma aparência tão elegante. Realmente não há!

Internamente podem haver semelhanças nas PCB's utilizadas nos Ranger e no paraguaio Voyager, mas dizer que são exatamente a mesma coisa é inobservância de detalhes intrínsecos, e empiricamente, acredito que o idealizador deste transceptor conhecia tão intimamente os pontos fortes e fracos dessa PCB - num sentido geral de conhecimento de circuitos, inclusive detalhes de seus componentes e suas falhas, que usou todos os recursos possíveis a seu favor, enquanto a concorrência, se é que podemos chamar qualquer outro equipamento da época de concorrente, digo por conta do nível e superioridade do produto em si, "até hoje" não conseguiu fazer funcionar algumas funções nativas dessa "mesma" placa... o que distanciou ainda mais o modelo CTE das demais marcas que se utilizam da mesma plataforma.
Será por que ou do que estou falando?!  Continue a leitura...

SERIGRAFIA NAS TAMPAS É UMA CARACTERÍSTICA CTE

➡Funções e adendos:

Possui as funções básicas como todo rádio tipo exportação, que são os 271 canais, chave +10khz para acessar os canais de telecomandos; roger beep de final de câmbio; leitor de ondas estacionárias manual; filtro NB ótimo em todos os modos, e tem também o diferencial do leitor de nível de modulação, que "deveria ser" incrivelmente funcional (se funcionasse direito) no modo AM - recurso interessante, olhe na foto:


Para acessar este recurso é fácil, no modo Amplitude Modulada - AM, basta acionar a tecla que fica no canto direito inferior do painel de funções e "ter fé"... porque em muitos exemplares esse recurso funciona muito mal, vide foto:


Um detalhe interessante desse "leitor" de modulação é que ele em partes limita a atuação do roger beep no modo SSB, e é por este motivo que todo Alan 8001 "original", no modo SSB têm o beep mais suave se comparado com outros rádios da categoria. Quer fazer o teste? Desconecte o fio roxo que é soldado no jumper próximo ao capacitor de entrada; isso desativa a função de leitor de modulação e ao mesmo tempo solta a pancada do beep, mas como expliquei, desativa a função de leitor de modulação. Particularmente prefiro original... o mal funcionamento do leitor de modulação é passivo de reparo.
  • Para que o leitor de modulação serve?
De acordo com o controle de potência e o controle de ganho de áudio, é possível fazer a leitura da modulação e assim determinar a quantidade de áudio que o equipamento irá utilizar para transmitir. O Alan 8001 tem áudio demais, muito acima do lendário Cobra 148 FGTL DX+, muito mais que o Voyager VR158 EGTLDX e por este motivo precisa ser ajustado de acordo com o modo de utilização - AM/SSB, o usuário precisa ter acesso a essas funções para não engessar a utilização do equipamento, como é no modelo Voyager VR9000 MKII que o usuário não controla nada. Portanto, essas funções / controle de ganho de microfone + controle de ganho de potência + leitor de níveis de modulação são funções nativas no Alan 8001 que deveriam servir de exemplo para outros modelos de equipamentos, mas que na realidade só existe no Alan 8001.

Microfone PX Alan 8001 original
Para o "leitor de modulação" atuar em plenitude (entenda que não se trata de aumentar a modulação, e sim corrigir o leitor), você deve alterar o valor da resistência de acoplamento no circuito do leitor de modulação utilizando na entrada de microfone um sinal de 1 KHz, e deixando o leitor dentro do limite 30 dB da escala S com 25 microvolts, porque dessa forma, o monitor de modulação, após "redefinido", não vai entender o áudio do equipamento somente nos extremos. Explicando melhor, o rádio original, mesmo que você abra todo o áudio no controle de ganho de microfone ou faça alterações na quantidade de admissão de áudio com adição de pré-amplificador, ainda assim o leitor irá apresentar pouca modulação, o sistema é "duro", então é necessário acertar todos os parâmetros primeiro, "deixando o equipamento original", para depois mexer no circuito de leitura, e é somente isso que deve fazer. Você vai alterar somente um resistor... mas lembre-se, precisa deixar todo o áudio original para que essa leitura seja fiel; lembre-se que o nível de áudio não deve estar na zona de saturação (use osciloscópio) no que se refere aos parâmetros originais. Feito isso, o leitor estará funcionando perfeitamente, e você terá o prazer de notar que os ajustes que você determinar no próprio ganho de microfone original do rádio irão coadunar com as mensurações da escala S em decibéis, e melhor, vai perceber que quando o áudio chegar na linha vermelha do modulômetro, o osciloscópio apresentará imediatamente a mesma zona de saturação. É simplesmente fantástico ter acesso a tudo isso!

Microfone PX Alan 8001 original
Posteriormente se você quiser adicionar um pré-amplificador ou se quiser alterar os resistores de entrada para admitir mais áudio, a leitura do modulômetro será suficiente para você ajustar o áudio dentro de um limite de "qualidade". Ou seja, NÃO MEXA no trimpot do ALC, porque mesmo limitando no ganho de microfone do painel (o controle na frente do rádio) tornaria todas as modificações precedentes - do parágrafo anterior sem sentido. Isto é, para que a qualidade do conjunto esteja funcional, é necessário que os parâmetros estejam originais e que no máximo seja adicionado à estrutura àquilo que deseja, seja TopGun Modulator, seja Pré, seja o que for.

Continuando... frequencímetro de 5 dígitos e câmara de eco analógica sem ajuste externo. Um detalhe muito positivo sobre essa câmara de eco "sem ajuste" externo ou com ajuste pré-definido é que embora sejam péssimas para repetição, são ótimas para efeito de "compressor de áudio". O frequencímetro para este modelo existem 3, o mais antigo tem a placa de circuito enorme e é bem lento, também gera um ruído quando está ligado e apresenta muito mal contato nas conexões, além de necessitar de uma modificação junto ao integrado, porque se você optar por utilizá-lo original, um dos 2 modos de SSB terá a frequência desorientada em 2 KHz, ou você escolhe acertar um modo e deixar o outro fora 2 KHz - o fator de derivação dele não existe; o segundo modelo de contador de frequência surgiu no final dos anos 90, e se assemelha aos atuais, porém, continua com leitura lenta, mas esse modelo não faz leitura equivocada, não causa ruído e não tem diferença na derivação, e o terceiro e mais atual modelo de frequencímetro é muito semelhante aos Ranger utilizados no Mega Star, são rápidos e precisos. Em todos os 3 modelos de contador de frequência, o painel do frequencímetro têm placa diferente - estou falando do painel na frente do rádio. Isto é, o modelo antigo para o mais recente, não há possibilidade de fazer atualização plug and play, é necessário substituição total do painel, é muito trabalho e muito fio descascado em caso de necessidade de reparação; já no segundo modelo e o terceiro, pode-se fazer a transição numa boa, a questão é: vale a pena? $
  • Voltando à câmara de eco analógica...
A muitos anos eu falo do efeito positivo dessa câmara de eco em qualquer transceptor, pois a utilização desta, possibilita a modulação com uma pegada diferenciada, mesmo em se tratando de rádios pequenos ou somente com o modo AM. Dessa maneira, o conjunto, digo rádio e funcionalidades, é voltado à modulação de qualidade, à boa conversa, não sendo direcionado ao "balaieiro de plantão". Essa câmara de eco faz aquele efeito locução de futebol com perfeição.
Infelizmente muitos destes transceptores foram destruídos por conta da ansiedade em ter acesso aos ajustes da câmara de eco...

O controle de potência desse rádio tem uma característica singular. Naturalmente esse ajuste funciona com o mesmo modo de ligação e da mesma forma na maioria dos rádios que utilizam essa PCB (placa), sendo por exemplo, nativo nos transceptores da Voyager o controle de potência ligado num fio na parte superior da placa, unindo o potenciômetro PWR ao trimpot VR12 para regular a potência no modo SSB. No entanto, no Alan 8001, no modo SSB, para realmente atuar na baixa potência, as bobinas do carrier devem estar exatamente na frequência do manual de serviço. Além disso, existe um cabeamento e um diodo junto ao cristal de carrier que introduz função ao trimpot VR16 de acordo com  o clock das bobinas. Entenda clock como o ajuste ideal do osciloscópio - máximo e sem distorção.


Portanto, o VR16 controla as potências mínimas, enquanto o VR12 limita a potência máxima a um nível relativo de calor (joule). Faço esse adendo por conta do ajuste que costumeiramente é feito nas bobinas L27 e L28 para se obter burramente alguns poucos watts. Caso essas bobinas estejam fora da frequência citada no manual de serviço, esse ajuste de potência deixa de atuar no modo SSB, além do detalhe de causar uma leve portadora na recepção do modo USB, mesmo sem antena; faça o teste!
Agora entende o porquê de eu citar o conhecimento íntimo do idealizador desse transceptor?!
Calma que tem mais.
  • ➡A potência:
A linha Alan 8001 utiliza originalmente transistores 2SC2312 e incrivelmente atingem a marca dos 45/48/50w SSB.
Lendo o Datasheet do transistor (disponível aqui), há de se abrir uma lacuna na imaginação com a pergunta:

-Como?
Comentei no início dessa postagem, o idealizador deste transceptor conhecia intimamente os detalhes do esquema elétrico...
➡O pulo do gato é que uma das bobinas do PA possui senoide "defeituosa" propositalmente. Era padrão na linha CTE adquirir esse tipo de bobina - TOKO, levando em consideração essa senoide problemática, e isso faz com que esse modelo de equipamento tenha um rendimento além da média considerada normal. Existe outro rádio nessa mesma linha que utiliza esse recurso, o Galaxy Pluto, também alguns SUPERSTAR 3900, mas não todos.


Como a onda não arrasta matéria, somente a corrente o faz, o formato senoidal permite que as vogais mais altas (que são corrente alternada) decolem/impulsionem essa corrente, permitindo pequenos surtos de potência PEP na casa dos 45/48/50 Watts (SSB), ao passo que a PCB com componentes "ideais" da concorrência, mal conseguia 36 Watts utilizando "exatamente" as mesmas peças, entendeu o gigante salto do felino?!
Pode parecer brincadeira, mas não é, recomendo que, caso possua esses transceptores completamente originais, que faça os experimentos, vai se surpreender. Retire as bobinas do PA virgem do 8001 e experimente em seu VR9000, vai ver o rádio original saltar de 36 para quase 50w só com essa alteração.

São gritantes 14 Watts de diferença em pico que na prática definem quem iria conseguir fechar um País, ou contato em propagação sinal de ruído... lembre-se que é equivalente a potência de um Cobra 148 GTL "a mais"... é muita coisa!
Mas não adianta utilizar seu velho wattímetro de ponteiro, precisa de um digital para obter essa leitura, ou um que possua a função Hold (Congela os picos maiores de potência).

Nesse sentido - detalhes, a CTE partia na frente com pequenas modificações no circuito eletrônico a fim de inaugurar funcionalidades jamais vistas em outros transceptores. Mas lembra que comentei sobre uma possível alteração nas bobinas de carrier para que o ajuste de potência permaneça atuante?
Então, da mesma forma precisam estar atuantes - 100% originais para que a bobina do PA apresente o efeito mencionado.
  • Não entendeu?
Se algum curioso palitar as bobinas, o ajuste de fábrica que determina esse salto de potência na casa dos 50w perde o efeito, perde também o ajuste de potência da máxima para a mínima nos modos AM/SSB nas bobinas de carrier.
Comprou seu rádio usado e ele não apresenta essas funções descritas?
Que triste... você comprou um rádio que foi palitado por curiosos...
Comprou de algum colecionador?
Confira todas as funções e venha aqui relatá-las... é sempre um prazer.

Adendo: O transceptor "primo" do Alan 8001, o Galaxy Pluto, embora possua suas próprias peculiaridades e diferentes vantagens, é montado rigidamente nos mesmos padrões citados acima, e com os notáveis 2sc2312 atingem a mesma marca de 45/50 watts.
Esses rádios não ficaram famosos atoa...


➡Desta forma ficam:
4W PWR fechado e 10W AM/FM PWR aberto, e até 5W PWR fechado e até 50W PEP aberto SSB. Se tiver sido alterado por pessoas sem a devida observação, normalmente estaciona nos 28/30 Watts no modo SSB...

Aliado ao recurso mór do formato de onda da bobina para lograr sucesso em contatos a longa distância, a largura de banda não passa de 1.7k, sendo desta forma, uma vaselina na propagação. Agora entende porque utilizar uma câmara de eco que encorpa mais o áudio ao invés de apenas servir de reverb?  Pensaram em tudo!
É tudo interligado nesse equipamento.


➡Os botões são de borracha - knobs - estragam com facilidade quando expostos diretamente ao sol ou em ambientes fechados com altas temperaturas ou umidade excessiva - mofo. Ou seja, não é ideal para Estações móveis, embora tenha sido construído para isso, e outro detalhe, a borracha utilizada na confecção dos botões pode sofrer ação química por conta da sujeira nas mãos (suor, derivados de petróleo, gordura dos alimentos), a isso se chama reticulação e cisão molecular seguida de rachadura e por isso precoce degradação. Nesse sentido, mão suja pode abreviar a vida útil desses botões. Definitivamente, é um rádio para ter em casa, protegido da luz solar, calor excessivo e longe de "mãos sujas". Lave as mãos antes de utilizá-lo, e se possível, faça como eu, guarde-o ao abrigo a luz quando não estiver usando, e jamais fume perto dele, pois mancha os botões.
Transceptor europeu... com certeza idealizado para veículos de luxo.


Além dos botões frágeis, outro ponto fraco está nas chaves de comutação dos modos A, B, C, D, E, F e AM, FM, USB, LSB, que após longos anos de uso costumam oxidar os contatos internos, e com essa oxidação, o (mal) contato elétrico influencia diretamente no modo SSB, dando impressão de transmissão borbulhante, aparentando similaridade à falta de alimentação, quando na verdade o "borbulho" é sintoma da oxidação dessas duas chaves. Os trimpots com o tempo ficam pretos e perdem a ação. Troque as duas chaves e os trimpots assim que possível. Procure um técnico de confiança para realizar essa modificação. É uma alteração muito positiva, que visa aumentar a vida útil desse transceptor e prioriza o bom funcionamento.

O Alan 8001 seria simplesmente excelente em todos os sentidos se não fossem estes pequenos detalhes de delicadeza, mas se você conseguiu corrigir pelo menos os "detalhes técnicos", seu rádio faz parte de uma pequena amostra do que há de melhor em radiocomunicação. Quem te escuta, agradece.

➡Este rádio merece a frase abaixo:
"Frágil, cuidado no manuseio. Não projetado para curiosos e pessoas que não gostam de lavar as mãos rsrsrsrs 

➠Caso queira adicionar algum detalhe, experiência vivida com este equipamento ou dúvidas, comente abaixo.


É possível alterar o circuito de saída para Mosfet, contudo, necessitará substituir as bobinas L27 e L28 a fim de saltar dos 1.7k para os 2.4k e assim aproveitar melhor os transistores, uma vez que a não substituição destes caracterizaria tal mudança como um downgrade, uma vez que os transistores originais "neste equipamento" já alcançam a marca dos 50 watts.
  • Os botões do Alan 8001 estragaram?
Como dito acima, perder os botões emborrachados por degradação é infelizmente algo comum nesse modelo, e a solução mais barata e viável que encontrei é apelar para a sucata de outros equipamentos e uma latinha de tinta. Os pequenos botões do Cobra 148 GTL servem perfeitamente, basta utilizar tinta spray preto fosco para dar acabamento e pronto, seu rádio está com o visual em dia novamente.
Como se trata de pintura em plástico, é necessário passar seladora nos botões antes de aplicar a pintura, desta forma o acabamento fica perfeito e a tinta não sai com o manuseio.
Confira na foto:

O spray comum Preto Fosco oferece esse efeito aparentemente opaco, parecendo ser um botão emborrachado.


Na ausência dos botões originais, estes servem perfeitamente.


A aparência final possibilita um reavivamento do que há de mais elegante neste modelo que é seu visual.
Gostaria de dividir sua experiência conosco?
Escreva abaixo...

André PX4A8001 (indicativo sugestivo...)

9 comentários:

Unknown disse...

Tenho um alan8001 plus,seu audio em ssb é distorcido,ao calibrar as bobinas,diminui a potencia,mas melhora o audio.Já o alan 8001 tem audio muito superior(tenho um que nao vendo nem troco)!

Rondon Neto disse...

Alemao, o Voyage VR9000 é bom? (nao estou falando do MKII nao).

joao alexandre disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Mecânica Da Informática disse...

PARA pessoa leigo no assunto como eu,como destinguir PX 8001 ORIGINAL dos outros 8001 ?

Mecânica Da Informática disse...

Estou interessado em um original para comprar,só que tenho medo de comprar "gato por lebre". É para colocar em caminhão. Att

Unknown disse...

Caro amigo uma maneira de saber e que o 8001 original apresenta dois display a da frequência e o do canal ao mesmo tempo e o segunda so apresenta um ou vc vê a frequência ou vê o canal ok abraço

Unknown disse...

Esse da postagem é original...porém é uma nova versão....

Unknown disse...

Esse é original porém é uma nova versão da marca

yves1143@gmail.com disse...

Bonjour a tous, je recherche un Midland 8001 xt original en bon état ou neuf, merci de me faire une offre ou m'indiquez ou je peux en acheter un? Je suis en France.

Merci a tous.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.