Seguidores

quinta-feira, janeiro 24, 2013

Esclarecimento à questões, parte 1

Qual é a faixa mais gostosa?

Bem, se você me perguntar isso a resposta é:
-Primeiro os onze metros, depois os quarenta.
Nos onze metros você consegue contatos tão absurdamente difíceis que o gosto pela coisa se torna bem particular.
Tem gente que coleciona cartões QSL, alguns preferem álbuns para armazenar os contatos das figurinhas distantes, outros enquadram um a um e colocam em seus shacks, deixando-os bem à mostra como se fossem troféus. Na verdade são provas irrefutáveis de radio-operadores dedicados, que se preocupam realmente em fazer um bom rádio e caçar figurinhas.
COBRA 148 GTL
Nos quarenta metros a situação é outra. Eu não vejo substância alguma na pretensão de se tornar radioamador sem conhecer ou estar entrosado com no mínimo uma dúzia de pessoas. Não tem lógica!
Qual é o papo daquele que se tornou radioamador e não conhece ninguém na faixa?
Falar do rádio que está usando?
Falar da antena?
Blá... blá.. blá..?
Jogar conversa fora é arte para quem sabe se comunicar com qualidade, pois aproveita a oportunidade e explora assuntos interessantes.
Quarenta metros é contato semi-local. Radio-operador troca QSO facilmente com radioamadores de cidades adjacentes. Uma vez ou outra a propagação abre para a Europa, coisa natural nos onze metros, então, nos onze metros a chance de sucesso para quem gosta de DX é indubitavelmente maior.
Se você acha que está fazendo vantagem em se tornar radioamador para operar em quarenta metros, coloque na balança seu real objetivo. Compre um rádio HF banda corrida, coruje... escute os papos.
KENWOOD TS 430

Lembre-se que os grupos se reúnem por afinidades de ideias. Em miúdos, existem pessoas que se você discordar de uma vírgula do que dizem, partem para o ataque pessoal. Tem gente que não tem condições mínimas de conversar, então, pense bem e escolha com cuidado o grupo que pretende participar.
Mais a frente vamos explorar os meios de obter contatos - antenas e afins. No próximo post, aguardem!
73s
OFERECIMENTO: STEELBRAS

3 comentários:

Joao Henrique disse...

a verdade é q radioamador só se ocupa de falar antena radio fonte linear e se gabar que comprou os equipamentos mais caros quando não é isso é o tal do qrp no qual no vejo utilidade dizem eles que é desenvolvimento mas não sei doq pq isso não é incorporado a nenhum transceptor de maior porte se gabam tb d conhecimento em eletronica

Anônimo disse...

Novamente! Rádio amador tem que fazer
provar seu conhecimento tecnico! Então! Todo RADIO AMADOR é capaz e tem o minimo de conhecimento! PX não é radio amador e não pode ser comparado nem com um classe C que não tem o mesmo nivel tecnico e de experiencia que um rádio amador classe A a muitos anos!
Resumindo a historia. Cada macaco no seu galho. Sou PX e também Sou radio amador classe A !
E não misturo o pago e nivel tecnico!
Rodrigo PY7GP

Anônimo disse...

Sou completamente contrario à sua ideia. O lado ruim do radioamador está justamente nessa arrogância sem fundamento.
O "saber" pode estar diretamente ligado à áreas completamente distintas, sem necessidade direta de conhecimento técnico, afinal, 98% dos radioamadores querem é bater papo. Nada mais!

O Sr. se mostra cheio de razão, mas parece desconhecer a escrita oriunda de seu País. Radioamador se escreve junto, não separado. Não existe RADIO AMADOR, EXISTE RADIOAMADOR. O que mostra claramente a ausência de conhecimento básico, de primário, na escrita.

É necessário uma certa maleabilidade no tecer dos comentários, pois aqueles que "pregam o certo e errado", estão sujeitos a tropeçar nas questões mais básicas do saber.

Annonymous Black - Classe Alfa também.
Parabéns pelo post Alemão!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.