Seguidores

quarta-feira, janeiro 30, 2013

Acoplador de antenas

Qual é a função do acoplador de antenas?
-acoplar!
Como?
-Calma, eu explico.
Imagine que você possui uma antena 5/8 de onda com roe - relação de ondas estacionárias, refletidas - de 1.1 em sua Estação, mas você decidiu ir para um sítio descansar, e deseja levar seu rádio... a antena fica, claro!
Você chega no sítio/roça/fazenda e estica um pedaço de fio para um lado, outro pedaço de fio para o outro e eis que tem uma dipolo meia boca. Mas e a estacionária?
Aí vem o macete.
Para fazer uma dipolo, você usa a continha: 142,5 e divide pela frequência. (use vírgula, não ponto) Neste caso usaremos o canal central 40.
Fica assim: 142,5 / 27.405 = +- 5,19 metros. O resultado você divide por 2, que representa cada lado da antena = +- 2,59 metros.
Para esticá-la, use cabo - nylon - de pesca.
-Mas o fio que estou usando para fazer a antena está fora da medida, faltou fio... Recorremos então ao acoplador, que casa a impedância do sistema irradiante com o rádio. Ou melhor, engana o rádio, fazendo com que ele transmita em sua total plenitude sem o problema da estacionária.
Eu já mostrei a vocês os efeitos da estacioária no transmissor (Neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YQs5yC32eos), e vocês sabem que o ideal mesmo é trabalhar SEM ACOPLADOR - com roe de 1.1 -, mas se for inevitável, use.

Existem ótimos acopladores no mercado, como a exemplo os LDG, ICOM, MFJ, entre outros, e existem os AT120, AT130, MFJ, ou até mesmo aquele baratinho da ALAN/VOYAGER K112.
A diferença é que existem acopladores 2 para 1, 3 para um, e a escala vai até os 10 para 1 ou mais.
O que significa isso?
Um acoplador 10 para 1 acopla uma antena de 11 metros em 40 metros, enquanto um acoplador 3 para um não. Só isso!

Quanto maior for a gama de cobertura do acoplador, mais área ele é capaz de cobrir, e com isso você ganha, por isso sempre escolha os melhores.
Se você não for acoplar antena de px 27mhz em 7mhz, pode usar o baratinho mesmo que ele resolve o problema. Mas fique ligado, pois acopladores 10 para 1 normalmente são automáticos, e a marca que aconselho é o Americano LDG.
Abraço a todos!!

6 comentários:

Luiz C. Pinheiro disse...

O certo mesmo é levar no porta-malas do carro uma antena de fio de cobre cortada certinha na frequencia desejada com os isoladores e o cabo coaxial ja conectados a ela. Quando chegar ao destino, é so esticar e pronto. Leve tambem no carro esses acopladores baratinhos (VK-123 da Voyager) e utilize o medidor de ROE do radio PX para o ajuste. Tudo isso não leva mais de 15 minutos. Faça isso enquanto a cerveja gela. Bons contatos!!!!

Unknown disse...

boa noite tenho uma estacao movel, c eu colocar o acoplador posso usar os 11 os 30 e os 40 metros na mesma antena? no caso em uma maria mole?

André Luiz disse...

Tem um bocado de coisas para aprender, hein Rone?!
Antenas para a faixa dos 40 Metros você consegue acoplar em frequências mais baixas, como 20 metros, 11 metros, 10, etc... Nunca o contrário. Pode sobrar antena, faltar, jamais.

De qualquer forma, NÃO É qualquer acoplador que faz esse tipo de serviço. Não me pergunte qual deve usar, está além da minha capacidade.

PT9-HP disse...

Você pode acoplar até um prego.... claro que irradiará como um prego! Depende do tipo de acoplador e estes modelos em "pi" não vai funcionar. Dê uma pesquisada no Google por Galieno Lobato PY4JR. No blog dele tem uns esquemas bons sobre acopladores. Bons livros como o ARRL Radio Amateur Handboolk tem teoria e esquemas, mas em inglês técnico, fácil de entender. Nota: bons acopladores tem um indutor (bobina) e um sistema que te permite alterar a indutância curto circuitando as espiras. Estes podem acoplar quase qualquer coisa... 73

Flavio disse...

OLá. Sou leigo no assunto. Pelo que entendi, um acoplador de antenas ligado em uma antena vertical 5/8 (por ex)... esse acoplador irá me ajudar a manter uma estacionária legal em qualquer frequência que eu use no meu rádio (Voyager 158 egtl)?

Douglas Miranda disse...

André!
Tudo bem contigo?

Eu li todo seu artigo... Compreendi todas as informações... Agora uma pergunta...
Se o acoplador engana o rádio para que ele irradie toda a potência.... O resultado no final, ou seja na prática como será? Se eu tiver uma estação longe que não me escuta... Ou que me escuta muito baixo... Com o acoplador ligado, meu rádio irá despejar mais potência na saída... E isso irá ser radiado pela antena???

Agradeço antecipadamente pela sua atencao! E pelo excelente conteúdo!

Grande 73!

Douglas Miranda!

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.