Membros Participantes

Cadastre seu e-mail para receber novidades

quarta-feira, janeiro 30, 2013

4

Acoplador de antenas

Qual é a função do acoplador de antenas?
-acoplar!
Como?
-Calma, eu explico.
Imagine que você possui uma antena 5/8 de onda com roe - relação de ondas estacionárias, refletidas - de 1.1 em sua Estação, mas você decidiu ir para um sítio descansar, e deseja levar seu rádio... a antena fica, claro!
Você chega no sítio/roça/fazenda e estica um pedaço de fio para um lado, outro pedaço de fio para o outro e eis que tem uma dipolo meia boca. Mas e a estacionária?
Aí vem o macete.
Para fazer uma dipolo, você usa a continha: 142,5 e divide pela frequência. (use vírgula, não ponto) Neste caso usaremos o canal central 40.
Fica assim: 142,5 / 27.405 = +- 5,19 metros. O resultado você divide por 2, que representa cada lado da antena = +- 2,59 metros.
Para esticá-la, use cabo - nylon - de pesca.
-Mas o fio que estou usando para fazer a antena está fora da medida, faltou fio... Recorremos então ao acoplador, que casa a impedância do sistema irradiante com o rádio. Ou melhor, engana o rádio, fazendo com que ele transmita em sua total plenitude sem o problema da estacionária.
Eu já mostrei a vocês os efeitos da estacioária no transmissor (Neste vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=YQs5yC32eos), e vocês sabem que o ideal mesmo é trabalhar SEM ACOPLADOR - com roe de 1.1 -, mas se for inevitável, use.

Existem ótimos acopladores no mercado, como a exemplo os LDG, ICOM, MFJ, entre outros, e existem os AT120, AT130, MFJ, ou até mesmo aquele baratinho da ALAN/VOYAGER K112.
A diferença é que existem acopladores 2 para 1, 3 para um, e a escala vai até os 10 para 1 ou mais.
O que significa isso?
Um acoplador 10 para 1 acopla uma antena de 11 metros em 40 metros, enquanto um acoplador 3 para um não. Só isso!

Quanto maior for a gama de cobertura do acoplador, mais área ele é capaz de cobrir, e com isso você ganha, por isso sempre escolha os melhores.
Se você não for acoplar antena de px 27mhz em 7mhz, pode usar o baratinho mesmo que ele resolve o problema. Mas fique ligado, pois acopladores 10 para 1 normalmente são automáticos, e a marca que aconselho é o Americano LDG.
Abraço a todos!!

((•)) Ouça este post

4 comentários:

Luiz C. Pinheiro disse...

O certo mesmo é levar no porta-malas do carro uma antena de fio de cobre cortada certinha na frequencia desejada com os isoladores e o cabo coaxial ja conectados a ela. Quando chegar ao destino, é so esticar e pronto. Leve tambem no carro esses acopladores baratinhos (VK-123 da Voyager) e utilize o medidor de ROE do radio PX para o ajuste. Tudo isso não leva mais de 15 minutos. Faça isso enquanto a cerveja gela. Bons contatos!!!!

Rone Cebolinha disse...

boa noite tenho uma estacao movel, c eu colocar o acoplador posso usar os 11 os 30 e os 40 metros na mesma antena? no caso em uma maria mole?

André Luiz disse...

Tem um bocado de coisas para aprender, hein Rone?!
Antenas para a faixa dos 40 Metros você consegue acoplar em frequências mais baixas, como 20 metros, 11 metros, 10, etc... Nunca o contrário. Pode sobrar antena, faltar, jamais.

De qualquer forma, NÃO É qualquer acoplador que faz esse tipo de serviço. Não me pergunte qual deve usar, está além da minha capacidade.

PT9-HP disse...

Você pode acoplar até um prego.... claro que irradiará como um prego! Depende do tipo de acoplador e estes modelos em "pi" não vai funcionar. Dê uma pesquisada no Google por Galieno Lobato PY4JR. No blog dele tem uns esquemas bons sobre acopladores. Bons livros como o ARRL Radio Amateur Handboolk tem teoria e esquemas, mas em inglês técnico, fácil de entender. Nota: bons acopladores tem um indutor (bobina) e um sistema que te permite alterar a indutância curto circuitando as espiras. Estes podem acoplar quase qualquer coisa... 73

Sem instrumentos, não adianta!

Sem instrumentos, não adianta!
clique na imagem

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ TVi ↓

TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

Fale comigo

→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

PXJF YOUTUBEadio.com.br

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO


AUTO/ INFRAÇÃO /MULTA /IMPEDIMENTO/ LICENCIAMENTO EM MINAS GERAIS