Membros Participantes

Curta nossa página

sábado, dezembro 29, 2012

1

O que comprar?

A cada 30 e-mails que recebo, uns três ou quatro aparecem com essa pergunta. Então, pensando em realmente tirar sua dúvida, minha dica é analisar sua real necessidade.
Como?
Simples. Se você por exemplo é caminhoneiro, não vai precisar de nada além de 40 canais AM. Os carreteiros e seus comboios sempre utilizam o AM como referencial de segurança nas estradas. Desta forma, estão sempre ligados caso haja algum acidente ou algo indesejado na pista. É um ajudando o outro.
Para esta finalidade - uso móvel AM - listo abaixo as opções disponíveis:

→ Os rádios AM homologados são: 
 Cobra 75 WX ST, Cobra 19 DX4, Cobra 25 LX,  Cobra 29 LX, Cobra 29 LXBT, Cherokee AH-100.
→ Os rádios SSB homologados são: 
Cobra 148 GTL, RP80 e Hannover.
→ Os rádios SSB  não homologados são: 
Voyager VR94, 95, 9000MK2, 158EGTLDX. Mega Star MG95, 97, 98MK2, 90909TW.

Se você curte um contato a longa distância, o ideal é partir para rádios que possuam SSB (USB/LSB), pois a chance de sucesso é bem maior. Em amplitude modulada existe sim a possibilidade, mas é remota.
Sabemos que além do rádio, a antena é o fator mais importante da Estação, e esta opção você tem disponível aos montes no mercado, basta analisar friamente quais são suas possibilidades financeiras e o que você realmente necessita, pois de repente, caso esteja sem "cascalho", uma dipolo de fio rígido resolve seu problema.
Lembrando que uma antena direcional possui um ganho "X", e você pode multiplicar a potência do seu rádio pelo ganho da antena e saber a potência real irradiada.

Fonte de alimentação 13,8v.
Faça um favor a você mesmo, procure optar por fontes de verdade, não essas fontes de computador alteradas. Elas são um enorme risco para sua estação, acredite!.
NÃO CONFIE, mesmo que seja indicação de um grande amigo.
→ As fontes chaveadas de qualidade são: Alinco DM-330 MV e VOYAGER, modelos VF1010-10A, VF30 II-30A, VF50II-50A, todas chaveadas, de qualidade, feitas exclusivamente para radioamadorismo.

Cabos 50 Ohms
Sem papo, o negócio é cabo homologado, senão a quantidade de malha disponível no cabo é insuficiente e você acaba passando raiva. Opte sempre por cabos homologados, e em caso de dúvida, olhe você mesmo o cabo, pois nele existe obrigatoriamente o emblema da Anatel com o nº de homologação.
Conectores você encontra facilmente nas lojas, basta solicitar conectores UHF para radiocomunicação.
Abraços a todos!


((•)) Ouça este post

Um comentário:

Anônimo disse...

Não se esqueça da fonte Voyager VF-4010 (40 A). Muito boa.

Saudações

Luiz Carlos
Poços de Caldas - MG
PX4A0124

Fale comigo