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quarta-feira, outubro 10, 2012

Rádio velho, rádio novo...

Por que alguns técnicos não trocam os rádios antigos, que utilizam transistores 2sc1969 por novos, que utilizam mosfets?

Se eu disser que um rádio, a exemplo do Superstar 3900, com apenas 20 watts, consegue fazer bons DX's, estarei errado?
-Não!

A diferença é a intensidade que o radio-operador vai ter em sua transmissão, e acredito que isso seja bem fácil de entender.
Com 20 watts de potência e uma boa antena, você consegue cruzar o oceano atlântico com facilidade. Na verdade, com 2 watts você faz isso, mas o problema é que hoje em dia não se investe mais em antenas, a neura agora é "potência", e só!
SUPERSTAR 3900

Por que a birra com os mosfets afinal?
Simples, aquecimento e consumo.
Rádios antigos não consomem muito, as fontes de alimentação, em sua maioria, sustentam um SS3900 com apenas 5A, mas em compensação, apresentam um problema típico, que é uma pequena portadora em SSB quando aquecidos.
Mas... o pessoal que trabalha na área técnica, que só pensa em resolver o problema, não a causa, palitam o bias do rádio na tentativa de resolver algo que desapareceria se essa cambada de zé faísca substituisse apenas um transistor pré-excitador, que pede penico quando exigido. (dica forte)

Por que eu insisto em ficar do lado dos mosfets?
Simples, sinal.

Se a propagação está ruim e você tem dificuldade de chegar bem com os rádios antigos, com os novos não tem essa novela. Você chega, mesmo que seja baixo, mas chega.
Se alguém fizer de conta que não está te escutando, comece a conversar com seu "amigo imaginário", e verá que em instantes alguém vai reclamar. Tem muita gentalha no rádio.

O lado negativo é destes rádios novos o consumo e o calor que eles trabalham, mas isso é tão fácil de resolver, quanto o problema em SSB que existe nos museus espalhados pelas estações do verde e amarelo.

Eu gosto de converter rádios antigos para mosfet, e a razão disso está na qualidade dos componentes destes rádios. Estes possuem a vantagem de não correr frequência, e já provaram por anos e anos de uso, a eficiência na faixa do cidadão.
Então você tem um rádio que, mesmo antigo, trabalha com 40, 50 watts, e mantém a mesma qualidade de recepção aliada a uma transmissão patada de elefante.
Dica:

Se você pretende adquirir um rádio usado, verifique todos os botões, um a um, e verifique também se não há folga ou mal contato nos carvões dos potenciômetros.
Verifique a potência de saída. Se não passar dos 8 watts em SSB, possivelmente os transistores não são originais, e você deve se lembrar que são caros, além de raros.
Se o rádio está chucrutado e a potência está original, cuidado!
Sabemos então que os rádios mais antigos não funcionam bem nos canais extremo-altos e extremo-baixos, e se estão "esticados", a potência vai cair exponencialmente, fazendo com que o rádio trabalhe em mais canais, porém, com menos potência. Ou seja, não vale a pena!
Vai cair a potência porque as bobinas que distribuem a potência deverão ser recalibradas, e não estão preparadas para trabalhar em regime além de 271 canais.

O circuito do tanque final (bobinas, varicaps e afins) destes rádios - mais antigos - não dão conta de trabalhar "nesse monte de canal", então, o "peão" palita essas bobinas na esperança de fazê-lo funcionar com a mesma potência em todas as frequências, e acaba por fazer o rádio ficar mais fraco em todos os canais. Sem contar os espúrios...

Rádios que se dão bem com chucrute possuem um casal de 2sc2312 na saída, ou, um trio de IRF520, tirando isso, não fica bom, nem tente!

Abraços!

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.