Seguidores

quarta-feira, maio 16, 2012

II DIA DE CAMPO DE 11 METROS


Chegou a hora de preparar a barraca de camping, a garrafa de café, os biscoitos de chuva, o agasalho, cobertor, e toda a parafernalha de rádio que tiver.

Vem aí o - II DIA DE CAMPO DE 11 METROS - Que será realizado no dia 30 de junho deste ano (2012), prometendo sacudir Minas Gerais e Estados adjacentes.

Ano passado foi um show!


Muita gente participando, pessoal marcando contatos nunca conquistados, e este ano não vai ser diferente. Aínda temos a vantagem da baixa rigidez dielétrica devido ao clima, mas existe aquela possibilidade de mudar;
eu espero que fique assim. Quanto mais úmido, mais eu chego longe. "-Fechem o RFGain aí gente, vou chegar com força total!"

Se eu disser que a melhor parte é apenas o dia de campo estarei mentindo, pois todos os participantes terão seu momento de confraternização, em um encontro que ocorrerá posteriormente. Ano passado foi no "Feudo" do Xavier, este ano aínda não fui informado do local, mas eu prometo que aviso assim que souber.
O importante é participar sempre!

Não tenha medo se o seu rádio for um pouco fraco, pois ano passado o pessoal sapecou fogo em rádio de mais de 100 watts, e eu falei nos côco de todos eles com média de 20 watts, conseguindo a marca de maior distância entre estações Mineiras, Juiz de Fora e Mariana, e quebrando o tabu de que rádio como Cobra 148 não chega em lugar algum. Calma, não falei nos côco no sentido literal, falei nos côco porque meu sinal chegou mais longe, conseguindo o contato com maior distância. "-Só isso!" rs

Tudo bem, eu não estava com o 148, mas deixei meu 158 com a mesma potência, então, não tem chôro.

Amigos de Ouro Preto, Diamantina, Belo Horizonte, Barbacena, Sete Lagoas, Bicas, Cataguases, Astolfo Dutra, Uba, Rio Novo, Conselheiro Lafayete e São João Nepomuceno, me aguardem, pois este ano a antena vai subir de verdade, e eu vou escutar você. "-Abra o RFGain denovo!"

Ajeite os equipamentos pois o evento é sério, e chegou para deixar sua marca como pioneiro nesta modalidade.

Agradeço muito ao companheiro Silair Xavier, organizador deste evento, que restabeleceu TODA A COMUNICAÇÃO para a Defesa Civil, Exército, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros de Guidoval, evitando que as pessoas desabrigadas pelas chuvas corressem risco de morte.
Obrigado Xavier, você é nosso herói, e temos muito orgulho de você, de verdade!

Não esqueçam de verificar os cabos, baterias, transceptores, e principalmente o local escolhido com ANTECEDÊNCIA, pois de nada vale ter tudo, se não escolheu um bom lugar no alto da montanha.

Vou fazer minha parte, e espero escutar você.

Qualquer dúvida ou comentário, basta escrever abaixo.

Um grande abraço a todos, e sáibam que sou muito feliz em fazer parte desta grande familia que é a faixa do cidadão.

73s

45 comentários:

Anônimo disse...

olá operadores quem gosta como eu vai ser um prato cheio.já tem regras,que tipo de contato se pode ser internacional tbm etc... para provar que estamos acampados é necessário fotos videos de contatos? desde já grato
e ja avisando to dentro
cleucio3SD070
73´s a todos

Anônimo disse...

to dentro!

Julimar
Diamantina MG

Anônimo disse...

Tambem nao perco essa por nada.

Marco Túlio
Estação Carabina
tx e rx direto Ouro Preto MG

Anônimo disse...

Aí Alemão, vou falar nos seus côco hahaha
to na área, contem comigo!
Miguel
Estação Cor do Pecado
Mariana MG

kikim disse...

Cleucio, bom dia, naum precisa necessariamente esta acampado, pode ser operar no proprio QTH, so vai dificultar os contatos locais

mandei um email para os organizadores para eles de vez enquando comparecer por aqui para tirar duvidas, caso tenha algumas so postar por aqui

marcando presença
estação caça - PX4H4546
Marcos Sindra (kikim)
Piraúba - MG

Anônimo disse...

Olá, gostaria de participar, posso?
eu não faço parte de nenhum agrupamento mas gostaria de estar presente neste dia tao importante.
Tenho uma cúbica de 6 elementos, que talvez possa fazer diferença neste dia. O que acham?

Sérgio Motta
Salvador BA

Anônimo disse...

gostaria de saber mais a respeito de como funciona esse evento.

Giuliano
Niteroi RJ

Anônimo disse...

o kikim de pirauba mg eu escuto aqui direto, esses dias é que não o tenho escultado mas fico feliz em escultar uns macanudos de minas.
esse alemao chega aqui estourando a boca do balao. Da esse rádio pra mim alemao hauhauhua
Se eu não trabalhar na noite do evento eu prometo que tento alguma gambiarra no alto da serra.

Jadir de Oliveira
Friburgo RJ

Anônimo disse...

To dentro!

Estação Máquina Quente direto do cargueiro pesado 22 rola-rola 4º BHorizonte

Anônimo disse...

gostaria de mais informações de como participar deste evento, e do evento posterior, que será uma confraternização, certo?
Se eu não conseguir chegar pra ninguém, será que posso participar do evento posterior?

Allan estação Maravilha
4º Sete Lagoas

Anônimo disse...

Será que Presidente Prudente chega?

Amaral de Lins
Presidente Prudente

Anônimo disse...

Vou apontar tudo que tem direito pra essa região.

Helio estação Bomba de Fogo
São Paulo

Anônimo disse...

Habits and customs are different in each nation. Good initiative.

Council Bluffs, Iowa, US

Anônimo disse...

10,000 watts traveling to Brazil on this day.

Big John


Council Bluffs, Iowa, US

Anônimo disse...

To dentro macanudada de ouro!

Falconi
São José dos Campos SP

Anônimo disse...

Olá companheiros, bom dia!
Por motivo e distância - Santos SP - gostaria de saber o grid locator da estação principal para tentar contato via reflexão lunar. É um experimento, e vai depender apenas da topografia inóspita da Lua.
Nossa estação tem, como diz a gíria popular, café no bule, e tenho certeza que se acontecer de errar, será por poucos metros.

Estação Professor Pardal
Direto de Santos SP

Inácio disse...

Cleucio, bom dia, devido ao horário da realização do contest, esperamos contatos somente nacionais, mas caso haja este tipo de contato nada impedi que seja registrado. E para confirmação de pontos pedimos que seja informado o tipo de equipamento usado pelo operador com quem vc realizou o contato e que ele também envie o LOG de contato ou outra forma de registro até a data extipulada pela ARUR, para que seja validado o QSO. Solicitamos aos participantes que por gentileza der atenção especial as reportagem de intensidade sinais recebidos, assim como os equipamentos utilizados, pois tais informações serão de grande importância para a ARUR, nos estudos de propagação desta faixa. Obrigado a todos pela atenção e divulgação. 73

Anônimo disse...

Que este evento sirva de exemplo para todo Brasil!

Heitor de Braga
Cascavel PR

Anônimo disse...

Que este evento sirva de exemplo para todo Brasil!

Heitor de Braga
Cascavel PR

kikim disse...

ao Jadir de Oliveira
Friburgo RJ

boa tarde, vc disse q me esculta dai de friburgo nos 11 metros???

caso tenha um msn ou email, me add ai
kikimf16@hotmail.com

73

estação caça PX4H4546 / PU4KIM
Piraúba - MG

Anônimo disse...

Inácio, boa tarde!
Gostaria de saber se posso participar estando em Governador Valadares.
Aqui existe um morro muito alto, que está a quase 800m acima do nível do mar;
de repente eu chego.

Estação Delegado
G.Valadares MG

Anônimo disse...

Se a propagação estiver aberta, eu vou bicorar apenas para dar meu alô.

Estação do Bandido
Milagres BA

Anônimo disse...

Que bela iniciativa. Vou apresentar este blog ao nosso grupo.
Vocês estão de parabéns!

Juliano da Silva Couto
Campo Grande MS

kikim disse...

existe uma repetidora da ARUR (associação de radioamadores de uba e regiao) em 145,470 subtom 88,5 e essa mesma repetidora esta linkada com rio pomba e outras demais chegando a BH se naum me engano

vo pegar com a turma organizadora as frequencias exatas das repetidoras linkada com Uba onde sempre a noite os pessoal da ARUR estao em QAP onde estarao falando sobre o assunto.
verei tb um email de contado para quaiquer duvidas

todos podem participar, o regulamento e o formulario estao no blog a disposição para imprensao

Marcos Sindra (kikim)
PX4H4546 // PU4KIM
Piraúba - MG

Inácio disse...

Antônio, Estação Delegado de Governador Valadares e aos demais, boa noite o evento é destinado a todos os operadores de 11 metros(faixa Cidadão) e a qualquer outro operador de radio, mesmo não sendo registrado junto ao órgão competente, em nosso caso a ANATEL. Neste ano Aceitaremos todos os operadores mesmo os que não possuem indicativo para a faixa dos 11 metros. Esta foi a forma encontrada de incentivar novos operadores para a faixa do Cidadão. Gostaria de acrescentar que este evento foi criado em 2011 pelo radioamador, XAVIER PY4UBA e que também é operador da Faixa Cidadão como PX4A8183.

Inácio disse...

Boa noite, a todos, para aqueles que querem participar mas ainda estão em duvida de como participar. Fineza acessar o site www.arur.com.br ou http://www.arur-uba.blogspot.com.br/

leia o regulamento e escolha a categoria que irão participar. Deverão baixar o formulário e apos o preenchimento com os contatos realizado, favor envia los para a ARUR conforme esta no site

Agradeço também ao amigo, Marcos Sindra (kikim)
PX4H4546 // PU4KIM e ao Grupo Independente de Rádio Operadores de Juiz de Fora, pela divulgação. E a todos vocês, solicito ajudas na divulgação do evento através do radio.

André Luiz disse...

Amigos Inácio, Xavier, Kikim e demais, espero que estejam todos bem, e que a paz de Deus seja convosco.

Vou tentar contribuir em alguma coisa com minha humilde opinião, e espero ser bem compreendido. Peço que leiam com calma o post a seguir.

Eu acho que talvez esteja havendo um pequeno equívoco, e que passou desapercebido na reunião da ARUR, que é a separação de classes por "potência".

Penso que a legislação é clara e não permite o uso de potências acima de 7 watts AM, e 21 SSB. Então, como percebi que existe uma tendência à formalidade para este ano e o próximo, que este assunto seja discutido, para que o evento seja cada vez mais enriquecido de sua essência, que é aproximar os usuários da faixa do cidadão, e não um evento cheio de burocracia, o que afasta o usuário pela complexidade.

Deve haver ordem sim, principalmente para confirmar os contatos, mas neste caso específico, deve haver um consenso compreendendo a situação do radio-operador, que é um personagem simples, normalmente participa destes eventos sozinho, e será afetado com prejuízos de acordo com sua inexperiência ao se deparar com tais formalidades.

Esta simplicidade vai prejudicar quem está fazendo o Log corretamente, e vai gerar um certo desconforto, pois a figura "X" envia um Log contendo "Y" de contatos efetuados, e pela inexperiência de alguns, os contatos desta pessoa "X" não constam em seu Log. Quem fez correto, perdeu, e isso desanima quem faz do conteste uma atividade séria.

Eu, dentro de minha imensa simplicidade, acho que deveria seguir os moldes do ano passado, tudo liberado. Sem leves discursos sobre o uso de potência e sem policiamento em relação a indicativo de chamada, pois desta forma a faixa vai ficar lotada, e é justamente isso que torna o evento divertido.

Eu cito um exemplo, um personagem, nosso amigo Samambaia, que estará com pouco sangue em sua corrente alcoolica, e outros companheiros que fazem um ótimo rádio, mas no momento do evento não terão a mínima condição de fazer qualquer tipo de anotação. E quem fez tudo certo?
Dançou.

Acho que quanto menos formal, mais funcional.

Espero ter contribuido.

73s

Alemão PX4G1578

Anônimo disse...

Bom dia ! Andre espero que tudo ocorra 100% com o evento, pena que seja muito longe para mim, mais um dia irei participar, agradeço pela lembrança.
73.
Fica com Deus.
Ivonilson Oliveira
PX6D5214
PU6ITO

Muniz - PY4-MZ - PX4H5468 disse...

Amigos Radioamadores,

Agradecemos o interesse de vários pelo evento do Dia de Campo e, em especial, ao Alemão por nos ceder este espaço em seu BLOG. Gostaríamos de esclarecer algumas dúvidas que estão surgindo:

 Qualquer operador da faixa do cidadão (27 Mhz), seja registrado ou não, de qualquer Estado da Federação ou exterior poderá participar normalmente do evento. Poderá registrar ou não seus QSO´s, e mesmo que registrado, enviar à ARUR ou não seus registros dentro do prazo estipulado para ter efeito, tudo isto de acordo com sua vontade. As regras não restringem e não são motivo da ausência de ninguém que queira participar.

 A questão da potência a ser usada é uma questão legal (está na Legislação que nos regulamenta) e por isso as categorias foram baseadas neste quesito. Não fiscalizaremos ninguém, mas legislação é para ser seguida, pelo menos é desta forma que a organização do evento pensa;

 Para que possamos dar Destaques, conforme item 13 do regulamento, precisamos ter em mãos os LOG´s enviados e confirmados pelos participantes, porque de outra forma poderíamos ser injustos com algum participante e neste erro não pretendemos incorrer, pois transparência sempre foi nosso lema;

 Qualquer operador poderá participar, tendo operado ou não no evento, da confraternização (churrasco com entrega de diplomas e destaques) que se dará ainda em data não definida, mas que será amplamente divulgada nos mesmos meios em que o evento está sendo;

 Todos os concursos que já participamos e conhecemos tem regras (regulamentos) para que os participantes saibam como devam participar e como a organização irá julgar e premiá-los no final. Pretendemos que este Dia de Campo de 11 metros se realize por muito mais vezes, por isso estamos tentando organizá-lo de forma a ele ter corpo e ser respeitado por todos como um evento sério, divertido, de motivação, de treinamento e estudo de propagação nesta faixa do radioamadorismo;

 Acreditamos que a “formalidade” imprimida não restringe e nem prejudica nenhum operador, mas por outro lado, estimula e aguça a competitividade e a criatividade de todos para um melhor desempenho;

 Agradecemos a todos pelas sugestões, pelas opiniões e pelas perguntas, além é claro da divulgação que todos estão fazendo e lembramos que estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos também por e-mail: arur@arur.com.br.

Mais uma vez Muito Obrigado a todos!!!

Muniz – PY4-MZ – PX4H5468 – py4mz@arur.com.br – Secretário ARUR.

Anônimo disse...

É sempre bom estar em meio a pessoas inteligentes e pré-ativas como vocês. Estão de parabéns pelo evento.

Gostaria de trazer as palavras do próprio Alemão, para que o companheiro Muniz PY4-MZ – PX4H5468 possa sanar minha dúvida.

(...)Eu cito um exemplo, um personagem, nosso amigo Samambaia, que estará com pouco sangue em sua corrente alcoolica, e outros companheiros que fazem um ótimo rádio, mas no momento do evento não terão a mínima condição de fazer qualquer tipo de anotação. E quem fez tudo certo?
Dançou.

Quanto a isso, a pergunta é a seguinte:
-Quem anotou o log corretamente e enviou para a ARUR só terá o contato confirmado se a outra parte enviar Log confirmando?


Cláudio O. Silveira
Petrópolis RJ

Anônimo disse...

Eu escuto o Alemao direto aqui de Betim, vamos ver no dia de campo se vou conseguir falar com ele.

Agnaldo Souto Maior
Betim MG

Muniz - PY4-MZ - PX4H5468 disse...

Claudio,

Obrigado pelo seu questionamento, pois ajuda a sanar a dúvida de mais colegas.

Bem, para que possamos proceder a validação dos LOG´s será desta forma mesmo, teremos de ter a informação do contato vindo de ambas as partes.

Mas, perceba que isto é para que possamos proceder a contagem de pontos e a verificação dos contatos para entrega dos destaques, nada mais. Acredito que você concorde que tenhamos de ter um critério transparente e justo para proceder ao crédito dos pontos e à concessão dos destaques, o que não impossibilita ou descredencia o colega que não enviará o LOG, somente acirra mais ainda a competição, pois a priori não se sabe se todos enviarão seus LOG´s no tempo determinado.

O importante é não se preocupar muito com isto, pois o foco não é a competição, ela existe como motivador, sendo, na realidade os objetivos principais deste evento os seguintes:
 Divulgar e estimular a participação de Operadores da FAIXA DO CIDADÃO na Banda de 11 metros (27 MHz);
 Exaltar, dentro do universo dos Radioamadores, as atividades de radiocomunicação na Banda de 11 metros, resguardando a legislação em vigor;
 Promover o congraçamento entre Radioamadores e Operadores da Faixa do Cidadão, assim como os modos operacionais de AM, SSB;
 Além, é claro, de servir como treinamento e estudo de propagação nesta faixa do radioamadorismo;

Espero ter te respondido e mais uma vez agradeço pela colocação da dúvida.

Aguardamos você como participante deste evento.

Um forte abraço,

Muniz – PY4-MZ – PX4H5468 – py4mz@arur.com.br – Secretário ARUR

Anônimo disse...

Pra vocês é normal essa complexidade, são radioamadores, estão acostumados com logs e tal. De minha parte sinto uma imensa dificuldade só de entender como isso funciona.

Cláudio O. Silveira
Petrópolis RJ

André Luiz disse...

Olá pessoal.
Primeiramente gostaria de deixar claro que este espaço é de todos, e que a ARUR e seus integrantes tem total liberdade para promover seus eventos utilizando nosso espaço.

Bem, antes de ser radioamador, sou operador de PX, e sempre defendi a classe, então espero que não me compreendam mal, pois estamos discutindo a idéia em sua essência.

É como eu disse... com essas regras de critério talvez fique difícil competir, e honestamente não tem esse sofisma de que a “formalidade” imprimida não restringe e nem prejudica nenhum operador, porque estamos falando de px, onde o radio-operador da faixa do cidadão só é considerado radioamador quando tem conteste e, em caso de calamidade. Isso é um completo absurdo, mas é verdade.

Trazer burocracias do meio radioamadorístico para o PX só faz aumentar uma distância que não deveria existir.
A "faixa livre", como é costumeiramente conhecida, deveria ser uma faixa menos formal, pois esta é sua característica, não obstante o carácter secundário que a promove, que é a seriedade e a competência de quem promove tais eventos.

Eu compreendi perfeitamente qual é o objetivo, mas não vejo substância que o sustente, pois minha experiência diz em voz alta que haverá um decréscimo no número de participantes por conta disso.

Grande abraço a todos!

73s

Alemão
PX4G1578 - PY4WB

Anônimo disse...

só tem tutuba na parada... sem chance de competir, aqui é lambari.

Miguel estação pudim
Muriaé MG

Anônimo disse...

Não da pra gente participar concorrendo e anotando só o fundamental, tipo nome ou qra ou indicativo, localização e tal?
Mais fácil assim sei lá

Estação alto da serra
petropolis rj

Anônimo disse...

Notei que o pessoal está achando complexo o sistema de identificação de logs. Deve ser pela falta de hábito por conta de a maioria nunca ter participado de conteste, e tal.
Complicado exigir isso de inexperientes.

O Alemão deu o toque, resta saber se a comissão de organização será flexível ou irredutível. Pois o pessoal está de acordo, pelo que percebi, inclusive eu.

Beto estação carreiro
Mar de Espanha Meninas Gerais

Vou no encontro de JFora, encontro os senhores lá

73 Alemão, e Sergio Mauro manda recomendações.

Anônimo disse...

aaaa se minha estação chegasse..

ludmila shuib
estação lindinha de Mirasol
MG

Anônimo disse...

Sera que a capital do sanduiche chega?

kindim
Bauru SP

Anônimo disse...

É um milagre de Deus o que estou vendo.
O rádio praticamente acabou em grande parte do País, e na Zona da Mata permanece a todo vapor.

Parabéns a todos!!!!!!!!

Marco Aurélio, Estação da Paz
Rio de Janeiro

Muniz - PY4MZ - PX4H5468 disse...

Caros Amigos,

O evento este ano terá as mesmas características do ano passado, ou seja, todos os operadores que fizerem contato com pelo menos 1 (uma) estação da ARUR (e serão várias ao longo de todo o evento) receberão na confraternização um DIPLOMA de participação, isto já estará assegurado a todos que participarem, independente de enviarem ou não LOG´s. O objetivo principal é a participação de todos sem restrições.

O que fizemos de diferente este ano é inserir e padronizar a questão dos LOG´s (reports) para que sejam oferecidos os destaques mencionados no ítem 13 do Regulamento.

Aqueles que nem quiserem anotar nada, poderão simplesmente ligar seus equipamentos, sintonizar nos canais 1,2, 38, 39 ou 40 e fazer seus QSO´s sem maiores preocupações, o importante é marcar presença no evento e no dia da confraternização receber seu diploma.
Se durante o contato for solicitado, basta informar seu indicativo ou nome de estação, o equipamento que esta usando e como esta recebendo o colega, além é claro de onde está transmitindo (local), simples assim.

Aqueles que quiserem anotar e nos enviar seus LOG´s nos ajudarão no estudo que faremos neste evento, e por isso, como forma de incentivo e recompensa pelo trabalho, concorrerão aos destaques, mas sem obrigações, somente o farão aqueles que quiserem.

Espero ter esclarecido um pouco mais.

Aguardamos a presença de todos em mais este evento.

Muito obrigado.

Um forte abraço,

Muniz – PY4-MZ – PX4H5468 – py4mz@arur.com.br – Secretário ARUR

Anônimo disse...

Estou aguardando minha antena chegar no distribuidor para buscá-la. Vou instalar em um local ótimo aqui em Petrópolis.

Jordan
Petrópolis RJ

Anônimo disse...

vou falar nos coco de todo mundo hahaha

pardalzinho de miguel pereira

Anônimo disse...

Vou participar, será que da pra chegar aqui e Sete Lagoas?

Jairo

Anônimo disse...

Amigos aficcionados pela faixa do cidadão, participem deste post:
http://pxjf.blogspot.com.br/2011/09/um-radio-nacional-legitimo-do-brasil.html

É de suma importância.

J.A. Ferreira
Brasilia DF

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.