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segunda-feira, abril 09, 2012

Afinal, qual é o lance dos 50 watts?


Essa pergunta me persegue em todo lugar, todo mundo quer saber, pois já conseguiram fazer de tudo nos rádios equipados com IRF520, menos atingir 50 watts reais.
Já tive oportunidade de acompanhar diversos anúncios no Ebay. Alguns deles prometem 50 watts, outros 60 watts, e todos eles com kits milagrosos de 5 ou 6 componentes custando poucos dóllares, que de nada servem para que o rádio alcance a tão almejada potência de 50 watts. Pura balela e enganação; eu paguei e comprei em todos os anúncios, então eu posso dizer, fui enganado, mas paguei para ver, não ficou na base do "eu acho"..
Os tais kits milagrosos são compostos de pouquíssimas peças, como a exemplo: 2 capacitores eletrolíticos, um resistor, um diodo zenner e as vezes um led de brinde. "E tudo isso"pela bagatela de 18 uU$ + frete, e de lambuja um pedaço de papel mal cortado, xerocado, e com um monte de erros de ortografia ensinando o peão a instalar o kit utópico. Não pensem que acabou, "a mercadoria milagrosa" tem como embalagem um saquinho, parece saquinho de orégano com grampeador cuidando do selamento da "embalagem", se é que podemos chamar isso de embalagem. É cômico, mas da vontade de chorar.
Pensei comigo o seguinte, se "isso" que eles vendem funcionar, jogo meu diploma no lixo. Por outro lado, nós, brasileiros, estamos à frente anos luz dos estadunidenses, pois o que vendemos/e/ou o serviço que prestamos não é utópico, é real, e funciona. Aqui no Brasil as pessoas não tratam seus bens como coisas descartáveis, nós melhoramos nossos transceptores, por isso eles, os norte-americanos, nos escutam sem necessidade de DaveMade e afins.
Voyager VR158 EGTL DX
Divido meu serviço em algumas partes:
1º-É necessário muito áudio para empurrar esta pilha de potência.
O áudio do rádio original está calibrado para empurrar cerca de 20w, se você gritar desesperadamente e desligar o limitador de áudio, as vezes você consegue 30 watts, mas é uma potência que não se sustenta sozinha, além de causar TVi por falta de filtragem.
Com o áudio retrabalhado, independente se é 10 ou 15 watts, o usuário já consegue atingir uma distância bem maior em DX, pois apenas trabalhando o áudio, o rádio é capaz de chegar onde puramente 50 watts não chegam, imagine tudo trabalhando na íntegra, muito áudio e potência total. Para os amantes de potência original, vale trabalhar apenas o áudio, para quem quer chegar no canal e abafar, vale o serviço completo.
Voyager VR9000 MK2
É justamente neste ponto que dispensamos o uso de linear.
2º-Corrente. 
É necessário maior corrente no sistema, em sequência precisa de maior filtragem para esta corrente.


3º-É necessário redimensionar tudo.  
Eletrônica é como a construção de uma casa, se você não tiver o alicerce bem preparado, não pode construir aquele sonhado andar de cima, e se meter as caras e construir assim mesmo sem preparar a base, tudo desmorona. Por esta questão que os rádios retrabalhados em nossa oficina não esquentam, pensamos no pós-serviço, preparamos a base fundamental para que o transceptor possa trabalhar folgado, mesmo com tanta potência.
Voyager VR 95MPlus
4º-Aterramento.
99% dos "técnicos" ignoram esta etapa, mas deve ser redimensionada, pois sem ela, não há filtragem que dê suporte, daí surgem portadoras em ssb (um dos motivos que queimam a saída do rádio). Já consertei muito problema cabeludo apenas resolvendo questão de aterramento. Leve este detalhe a sério.
Superstar 3900 - Mosfet
5º-Dissipação de calor.
Quando o sistema é redimensionado, o rádio não trabalha quente, pelo contrário, parece que está desligado, mas quando se aplica 50 watts na saída do transceptor, apenas a saída esquenta, sendo necessária ventilação forçada, isso é em qualquer rádio, seja PX, seja multi-banda ou banda-corrida.
Superstar 148 GTL - Mosfet
Pode parecer estranho, pois estamos vindo de uma sociedade onde o conceito de "original" parece ter maior valor. Até hoje escutamos que rádio bom é Taiwan, e quem fala este tipo de coisa sequer tem noção de geografia do ensino fundamental, pois Taiwan é uma república da China, e vou dizer mais, confundem rádio com tijolo, pois medem sua qualidade pelo peso, não pela qualidade de componentes.
Quantas e quantas foram as vezes que consertei rádio Taiwan, e posso dizer, é tudo exatamente a mesma coisa.

Quer ver seu rádio transmitindo como nunca?
Faça um Upgrade em seu equipamento, e no final vai acontecer o de sempre, é você quem vai fazer o nosso comercial.

Assista o vídeo no link abaixo e delicie-se com este rádio de potência extravagante
73s

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7 comentários:

Bruno disse...

Olha vale a pena cada centavo pelos serviços prestado pelo Andre
meus rádios só o Andre coloca a mão

Felippe disse...

Eu comprei o radio que era do Andre mesmo, ja com o serviço feito por ele, com sistema de refrigeraçao atras, enfim e lindo o radio. e realmente voce consegue modular muito com ele. Os meus 2 radios so ele pois a mao ate hoje tb.

Anônimo disse...

O Alemão fez upgrade no meu 158 e vou te falar uma coisa... só chamo uma vez, me contestam de primeira.

Arlindo de Assis Iunes
Brasilia DF

Anônimo disse...

ótimo post Alemão, parabéns! Acho legal no Alemão é o pós serviço. Assistência total. Vlw! aqui é o Júlio, seu amigo da 7 Natal Rio Grande do Norte.

Anônimo disse...

Muito bom Alemão!

Diogo
G.Valadares MG

troll disse...

quanto ficaria pra almentar a potencia de um voyager 78 plus ?

André Luiz disse...

nessa goiaba ai nao da nao

Você chama e não chega?

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APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.