Seguidores

segunda-feira, setembro 26, 2011

Expulsão Branca, uma atitude que fere a constituição.

Vamos falar da forma que você é expulso de sua própria casa.
Você mora em bairro simples, um pouco afastado, chegou aí faz 20 anos, comprou ou herdou o local, não havia quase nada (comércio). IPTU barato, lugar bom de morar.

Com o passar dos anos surgiu um supermercado, depois uma locadora, um açougue, uma loja de roupas, e seu IPTU começa subir.
Continua o "crescimento" de seu bairro, e surge um posto de gasolina, uma escola, enfim um posto de saúde, e seu IPTU sobe outra vez, só que desta vez sobe MESMO.
Não passa muito tempo e naquele lote vago ao lado de sua casa surge um vizinho que constrói uma quase mansão, e mais a frente outro vizinho faz a mesma coisa, e outra casa bonita lá na esquina.
Por fim, seu IPTU sobe de tal maneira, que a única saída é você vender sua casa e comprar um lote, ou mesmo uma casa mais em conta, em um bairro ainda mais afastado, onde o IPTU é mais em conta.
Você foi expulso e nem se deu conta, e vai aparecer um burguês dizendo que isso é, ou faz parte do crescimento.








Mais a frente você descobre que o bairro para onde você mudou falta infraestrutura, e por fim seus filhos estão grandes e querem estudar, trabalhar, e você decide mudar para a cidade denovo para economizar passagem de ônibus ou gasolina, mas o problema é que as pessoas são simples, acham que vendendo suas casas terão condições de sobreviver na cidade, sendo que o pagamento (salário) mal da para custear o aluguel de três meses. Daí, acabam denovo nas periferias dos centros urbanos, e a novela continua em seu ciclo, claro, o dinheiro de sua casa (aquela que você foi expulso) acabou.
Vou repetir, o nome disso é "expulsão branca". Uma forma de elitizar toda uma cidade, expulsando os "pobres" de seus bairros, seja onde for.
Esta prática, adotada por quase 100% das prefeituras, fere de frente a constituição, mas como nossas leis dão prerrogativas aos que estão no poder, nós, que somos "pobres", temos que pagar o IPTU e calar a boca, afinal, se você for para a rua se manifestar, a polícia prende você. Basta ver o que está sendo feito com os professores em greve por um salário digno. "Isso me lembra a ditadura", estamos vivendo uma ditadura aqui em Juiz de Fora MG. Eu sei que na sua cidade não é diferente.
Tal realidade, além de eliminar a cultura de muitas comunidades, acarreta a uniformização dos espaços naturais, pela implantação de empreendimentos “atemporais” e “globalizados”, que desconsideram o homem, seus afazeres cotidianos e seus aparatos de sobrevivência, dentre eles, a relação de dependência e sobrevivência com o próprio ambiente local.
Cuidado em quem você vota, cuidado!
Não vou dizer para você votar no fulano nem no beltrano, mas por favor, cuidado. De repente você está dando tiro no próprio pé.
Estou enviando esta postagem à Excelentíssima Presidente da República Dilma Rousseff, pois creio, do fundo do coração, que ela pode fazer alguma coisa.
Esta situação, assim como a situação dos professores, TEM QUE MUDAR!
Por favor eloqüentíssima Presidenta, olhe por nós, cidadãos, que em maioria esmagadora votou na Senhora.
André Luiz Cordovil Possato


6 comentários:

Anônimo disse...

por isso meu iptu está disparando...nossa!

Cláudio Vasconcellos
Olinda PE

Anônimo disse...

Gosto de suas abordagens Alemão.
Gosto também de Geografia Política, e este assunto rende pano pra manga.
É realmente uma covardia disfarçada.

Luiz Henrique
Brasilia DF

André Luiz disse...

BEM, ESTA POSTAGEM FOI RECEBIDA PELA PRESIDENTA, VAMOS AGUARDAR ALGUMA MANIFESTAÇÃO ALÉM DESTA.

VIDE ABAIXO:


Prezado Senhor,

A Presidenta Dilma Rousseff encarregou-nos de registrar o recebimento de sua mensagem.

Cordialmente,

Claudio Soares Rocha

Diretoria de Documentação Histórica

Gabinete Pessoal da Presidenta da República

Anônimo disse...

O nome disso é especulação imobiliária. Em todo início de mandato de prefeito aparece um estudante de Geografia fazendo a medição das casas e anotando os "detalhes de crescimento", e isso vai mesmo refletir diretamente no IPTU.

Cláudio Linkoln
Brasilia DF

Anônimo disse...

Essa injustiça sempre existiu.

Marco Aurélio - Ponte Nova

Unknown disse...

Conheço esse efeito com outro nome: Gentrificação.

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.