Seguidores

segunda-feira, agosto 15, 2011

Como saber se o Rádio PX que eu tenho é 1º ou 2º linha?


Aqui seguem as dicas mais preciosas para você não ser passado para trás na hora de escolher seu equipamento "original".
Entende-se como original o rádio primeira linha, pois é composto por componentes duráveis e resistentes, e normalmente os melhores equipamentos são aqueles cujos bugs são corrigidos ao longo do tempo enquanto permanecem em linha de uso, como acontece com o Hannover BR9000, que em pleno 2016 está com sua plataforma na Versão 6, tendo sido corrigidos os bugs da Versão insuportável 3 ao longo desses anos. Existem exceções, como o Aquário RP80, que é uma porcaria desde seu lançamento e mesmo com o passar dos anos não melhorou em nada... 
Nesses dois modelos/marcas que citei, não comentei as versões falsificadas vendidas no Mercado Livre, e que entram no País através do Paraguai imitando ambas as marcas... já cansei de falar isso em vídeo, vide nosso canal clicando aqui.
Os equipamentos segunda linha "de fato" são mais complexos de serem reconhecidos... vou explicar ao longo do post.
A primeira e campeã das lendas você com certeza já ouviu: 
Rádio Taiwan é melhor! 
MENTIRA! 
É uma mentira deslavada, uma falácia sem fundamento, porque todos os rádios são chineses, ao passo que Taiwan é uma república da China, ou seja, se você disser  que seu rádio é Malaysia, Chicago, Phillipinas, etc... Meu amigo, é China, tenha certeza.
O maior polo industrial de componentes eletrônicos do mundo é na China, todas as fábricas de rádios norte-americanas que existem se renderam às baixas tarifas de impostos que a China oferece, então não existe concorrência nesse sentido, e o que nos resta é aceitar essa realidade, que todos os componentes são chineses, além da mão de obra. 
Aquelas carcaças de alumínio, à qual você sustenta argumentação de ser a origem do seu rádio podem vir cravadas como Philippines, Malaysia, Japão, etc... mas na verdade a cidade citada é apenas o local onde é fabricado aquele componente do hardware (lembra que hardware é peça e software é programa?). Já os painéis (faceplate) variam muito, o S-meter também é Chinês, os potenciômetros são chineses e os microfones, por coincidência, chineses, bobinas idem. rsrsrs mas existem falsificações, mesmo oriundas da China.

Seu rádio possui uma miscelânea de nacionalidades, mas vamos às dicas:

Dica 1: A primeira coisa que você deve fazer é olhar o "isolante" no conector fêmea da antena (PL259 Fêmea), aquele que fica atrás do rádio, (onde você conecta a antena), "se for um isolador de cor branca", seu rádio é segunda linha. Os 1º linha são marrons e pretos.

Dica 2: Observe o "parafuso do suporte", aquele que fixa o Rádio no suporte que vai fixado ao veículo, originalmente os equipamentos 1º linha são de rosca mais fina, diferentes dos Cobras 148 GTL atuais ue são rosca grossa mas são originais.

Dica 3: O Preço na fonte - entende-se fonte como o vendedor. Os originais são mais caros, enquanto os refurbished são vendidos por até metade do preço (leia aqui no Blog o que é refurbished na reportagem que denunciamos a picaretagem no Paraguay PY). 

Dica 4: Produto original possui embalagem original, com número de série do equipamento gravado na caixa, e o mesmo número de série deve coincidir com o número de série da nota fiscal e da caixa. Fique de olho na embalagem, ela denuncia mesmo.

Dica 5: Cuidado com os modelos VOYAGER da série 2016, pois grande parte dos equipamentos que estão sendo comercializados no Mercado Livre esse ano são falsificados, e falsificação grotesca.

4 comentários:

Unknown disse...

boa noite, estou com uma duvida, no radio voyager 9000 mk II, pois sei q esses rádios possuem isso abaixo do botão seletor de canal, mais existem uns rádios que possuem apenas vr 9000 e não vr 9000 mk II, poderia me tirar essa duvida?
se é um radio falso, se é segunda linha, ou se é apenas um modelo mais antigo.
desde já grato.

Unknown disse...

Nem todo produto vindo do Paraguai é segunda linha, existem lojas idôneas que vendem produtos de qualidade com preços muito melhor do que do Brasil, salvo agora pelo dólar nas alturas. Falo isso com conhecimento de causa, moro em Maringá-PR e já comprei muito eletrônicos no Paraguai e nunca tive problemas, basta saber escolher a loja que irá comprar. Não se pode generalizar, de fato existem coisas muito ruins por lá, mas desconfia-se pela diferença de preço, afinal não existem milagres quando se quer aliar qualidade com preço muito baixo.

André Luiz disse...

quem disse que todo produto oriundo do Paraguai é 2º linha?

DIEGO disse...

Acabei de comprar um rádio no paraguai, e vim pesquisar ,meu rádio tem todas as características positivas acima graças a Deus ,ou seja ,primeira linha ,1040,00 reais , Voyager 158EGTL DX(N) graças a Deus tirei minhas dúvidas e estou aliviado ,meus meusbagradecimejtos ao comentarista ,me ajudou muito !

Você chama e não chega?

Postagem em destaque

Consertando e ajustando pastilhas de wattímetro Bird

"Para aqueles que acham que este instrumento é incorruptível", é bom saber que os wattímetros Bird usam elementos removíveis, cha...

→ WATTÍMETRO BIRD - SAIBA TUDO

APAGOU O PAINEL DO HANNOVER? Leia ↓

Não estamos tratando do painel LCD. Se as informações no LCD sumirem, basta clicar em Func e em seguida DW que é imediatamente reabilitado.

O painel Newligth (de letrinhas) do seu rádio Hannover (ou similares) está cada vez mais fraco, ou simplesmente não acende mais?

Algumas coisas você pode fazer "para evitar", para impedir que isso ocorra, então a primeira dica está na monitoração da fonte de alimentação ou, no caso de Estações móveis, o alternador.

Picos acima de 14v literalmente queimam o circuito que mantém o painel aceso, e para fazer essa leitura, "somente confie" se tiver em mãos um multímetro com congelamento de picos (Leitura Hold). Em ambos os casos se faz necessário essa monitoração. Então já sabe, o que causa a perda do recurso Newligth neste equipamento é falha na alimentação, o excesso de voltagem. Fique de olho, e mantenha em dia a manutenção de seu veículo ou fonte de alimentação.