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segunda-feira, junho 06, 2011

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Voyager VR158 EGTL DX com Super Ventilação e novidades no final do post, leia e confira.


Bem amigos, segue anexo fotos do VOYAGER VR 158 EGTL DX do amigo Gregório, lá do Paraná, que nos enviou seu equipamento para adaptação e instalação do supercooler, que fará seu equipamento trabalhar a todo vapor sem danificar os mosfets de saída.
Toda preparação em detalhes a seguir:

(clique nas fotos para ampliar)







Cortamos as abas para melhor
aproveitamento e acabamento
do dissipador.


Veja como fica certinho.

Os botões estilo Superstar foram
importados,  no rádio foi feito
chucrutamento de áudio e potência.
20 Watts real em AM (Amplitude Modulada)
e 40 Real em SSB.

sigamos...


medimos o tamanho e largura do
afastador de alumínio...

depois cortamos, retiramos a rebarba...





preparamos tudo com
o maior carinho

retiramos a pasta térmica velha


e retiramos a rebarba dos buracos
originais que a fábrica não tira,
para proporcionar melhor contacto.



Até agora foi mel na chupeta, o pior
e mais chato serviço está por vir.
Acertar os buracos dos transistores
sem alterar nada no circuito.







Escariamos o buraco para esconder
a cabeça do parafuso



depois conferimos se a furação
coincide. Logo após este procedimento,
temos que alinhar a furação do cooler
em cima do afastador, como se ele fosse o rádio..
Veja bem, os parafusus dos transistores
são fixados a este afastador e o
dissipador fica preso direto no rádio,
ele atravessa as duas partes, até
encontrar a furação original do
antigo dissipador. Tudo sem alterar a
furação original.

A foto acima ilustra o dissipador
original parafusado no afastador,
tudo isso para marcar a furação da fixação
dos parafusos que irão segurar
o dissipador direto no rádio.


preparamos o novo dissipador e
vamos furá-lo para fixação dos
novos parafusos de fixação
(da mesma bitola)


retiramos a rebarba e partimos para
a instalação.
Passamos pasta térmica no afastador
e fixamos os parafusos dos transistores




após instalado o afastador,
conferimos o novo parafuso e a furação
do novo dissipador

É chegado o momento em que instalamos
o novo dissipador

Lixamos as paredes de encaixe do
cooler para não extrapolar a
largura do equipamento

retiramos o excesso de pasta térmica
como ilustra a foto acima e partimos
para a finalização

pintamos o material para melhor acabamento

Equipamento pronto.

Pensando em manter o máximo desempenho dos equipamentos e ao mesmo tempo sanar o problema de aquecimento dos rádios, elaboramos este projeto de dissipação para você fazer em casa.

73s


((•)) Ouça este post

14 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o problema de aquecimento nestes rádios da voyager é real , também fiz modificação com cooler a(não tão aprimorada quanto ao artigo descrito ) rádio voyager 148exf, mas a parte mais importante é SINTONIZAR O RÁDIO ( vem muito ruim a calibragem de fábrica ) o custo de todo este serviço VALE A PENA !! O rádio fica 10 .
Agradecendo ao Alemão e Téc. Cosmo
73s a todos : Manoel Sartori PX5A2697

Anônimo disse...

poxa vida, ninguém faz esse serviço por aqui, ninguém mesmo!
Parabéns pelo trabalho!
Quando o kit de dissipação ficar pronto, eu quero um.
Gde abraço!
73/51

Noronha - Estação Bala de Prata
Salvador BA

Anônimo disse...

que belo trabalho, parabéns!

Souza
Santos SP

Bruno disse...

o trabalho do popo e do andre é de tirar o chapel simplesmente os 2 sao perfeccionista em tudo que eles faz
meu radio esta com o andre pra ele fazer todos os ajustes e afirmo que ninguem mais ninguem mesmo aki na minha cidade vai ter um radio como o meu somente o gregorio que esta a 100km de mim vai ter um radio como o meu

Anônimo disse...

o mais interessante nem é o esquema da ventilação forçada, é o capricho e a vontade de fazer o hobbye se manter vivo na era da tecnologia.
Fala sério, vocês são demais!
Abraços!

Aroldo Mateus
Uberaba MG

Anônimo disse...

e o kit de arrefecimento, ficou pronto?

Edmundo Estação Ventania
Porto Velho RO

Anônimo disse...

PARECE ORIGINAL
PARABENS!

QRA MAQUINA QUENTE
PEDRO DO RIO RJ

Luis Duarte disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Luis Duarte disse...

Boa noite,como faço para comprar o novo projeto de dissipação forçada estou em São Bernardo do Campo.Luis cowboy do asfalto PX2Z.
Obrigado Alemão fico no aguardo pela resposta e ate um cruzar de antena,Qsl e TKS.Um abraço á todos Juiz de Fora e região.Sintonia 38 ABC( AM ) Amplitude Modulada

Alex Heil disse...

qual é o preço desse cooler que vc adaptou....Meu pai gosta dessas coisas e está loco para saber o preço..

L_e_k_a_0@hotmail.com
L_e_k_a_o@hotmail.com

André Luiz disse...

é uma adaptação Alex

Mauro Antonio de Almeida disse...

A PÁGINA FICOU MUITO MAIS INTERATIVA. PARABÉNS.

tassio goiabinha disse...

Quanto fica??
Quantos dias pra intregar??

tassio goiabinha disse...

Quanto fica a modificaçao???
Quanto tempo pra entrega do radio pronto??

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TVi é um dos problemas mais sérios que o radio-operador pode sofrer. Pensando nisso, aqui vai algumas dicas seguras sobre como evitar este problema.

1º Cabo: Tem gente que acha que é só soldar o fio no conector e está tudo certo. Ledo engano!

Antes de soldar o conector, certifique-se que a malha esteja totalmente prateada, brilhando. Caso não esteja, substitua o cabo, ele está oxidado. "É a ação do tempo".

2º Conector: Verifique a qualidade do conector no ato da compra, e caso seu conector esteja a anos sendo utilizado (ou guardado), passe uma lixa fina por dentro no local onde encaixa a malha. Não deve haver nenhum tipo de sujeira ou sinal de oxidação.

3º Conector fêmea do rádio: Utilize uma chave de estria tamanho 19 e aperte a porca. Mal contato é um problema sério. Verifique a solda interna após o reaperto.

4º Não utilize antena tipo 5/8 caseira entre prédios e condomínios que estejam em locais mais altos que sua estação à distâncias menores de 10 metros. Lembre-se que a antena 5/8 irradia em ângulo reto, e a antena de tv do vizinho pode ser aquele famoso "bombrill".

Escolha sempre antena 5/8 industrial. Se for caseira utilize 1/4 de onda, pois seu lóbulo de irradiação aponta a ionosfera, ao invés do horizonte, como no caso da 5/8.

5º Não abra o ALC do equipamento. O ALC libera espúrios. Ao abrir potência do equipamento mantenha a proteção ALC. Da mesma forma que fazemos em nosso laboratório. Isso é imprescindível. Abrir ou aumentar potência não tem nada a ver com liberar ALC. Isso é para incompetentes e palitadores. Se abrir a potência do equipamento lembre-se de deixar o ALC atuando.

6º Estacionária: Nunca se esqueça que estacionária baixa não tem nada a ver com ressonância. A antena pode estar com roe ótima em determinado local, mas ressonar lá na casa do...

7º Identificar o "plano terra": Plano terra não tem nada a ver com antena plano terra. Você deve saber onde é o plano terra de sua estação, e o mesmo não tem nada a ver com o solo. Descobrindo o plano terra, a partir dele você saberá qual é a altura ideal para sua antena. Respeitando esta regra, além do rendimento otimizado de sua Estação, jamais correrá riscos de TVi. Dúvidas?

Consulte-nos.

→ Power RF Aprenda ↓

Como saber a potência correta sem ser enganado?

Primeiro, pesquise sobre o DATASHEET do transistor do seu rádio, leia a respeito, verifique a potência máxima levando em consideração a voltagem do transistor. A base de cálculo é a fonte de alimentação, então o parâmetro é 13,8 volts.

Se apresenta 8A de consumo em amperímetro digital "com congelamento de pico máximo", basta multiplicar 13,8v por 8A e o resultado dividir por 2.66, eis a potência correta, que são 41,5 watts de envelope - PEP. Em miúdos, no assovio tem que dar 41,5 watts, e na modulação 60% por conta do péssimo modulador original, então restam quase 25 watts de modulação real. Viu porque não adianta palitar? Girar ou abrir posição de trimpot apenas gera mais calor, e calor é igual a perda. Quanto mais se aquece o transistor, mais fecha a entrada de gate quando aquecido, e por isso você precisa alterar alguns componentes na saída, porque eles impedem o rendimento da potência final (isso só serve para rádios PX).

Um rádio na atualidade - 2015 - original apresenta 20w PEP SSB em média, então você tem 13,8v X 4A de consumo, que é = 55.2w Dividido por 2.66 = 20,75w efetivos. Ou seja, fonte de 5A para esse rádio original toca com folga.

Rádios com upgrade apresentam consumo entre 12A e 16A "em média" para mais, então você tem 13,8v X 12A = 165,6W em calor (em perda) divididos por 2,66 = +- 60w que representa o % aproveitável, e em média máxima "para 13,8v". Com voltagens DC to DC na alimentação, essa potência pode ultrapassar os 100 watts aproveitáveis, mas não há área de dissipação, então não recomendo. A bem da verdade, eu literalmente pago para ver alguém conseguir reproduzir o sistema que patenteamos, DC to DC.

Se utilizar bateria de 12v, o consumo em amperagem é maior. Quanto maior a voltagem, menor consumo em amperagem, quanto menor voltagem, maior consumo em amperagem.

By: Lei de Ohm.

Medições fora deste parâmetro são equivocadas.

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→ Dica de Segurança

A vantagem do Rádio na estrada, além da possibilidade de fazer grandes amigos, é saber o que está acontecendo lá na frente. Um possível deslizamento, bloqueio de pista, uma possível blitz falsa, assaltos, áreas perigosas, carros suspeitos e acidentes. Na verdade, o operador da Faixa do Cidadão precisa de muita malícia, porque em todo lugar haverá maldade e oportunismo. Já houve caso de amigo que quase foi morto em emboscada armada através de convites feitos na própria faixa. Pessoas que se passaram por radio-operadsores o chamaram para tomar um café e o mesmo foi, sem maldade nenhuma, mas estavam na verdade de olho em sua carga de remédios, relata João, Estação Cachorro Louco (Juiz de Fora MG). Portanto amigos, é possível sim fazer do rádio um ambiente saudável e seguro, basta denunciar quaisquer irregularidades e ficar atentos a desvios de conduta. Aproveite e faça sua parte, seja cordeal, e não se misture com radio-operadores que desrespeitam a faixa utilizado linguajar de baixo calão. Em caso de problemas, procure um posto da Polícia Rodoviária Estadual/Federal.

Oferecimento:

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