
Você tirou a lâmpada, colocou led e deu zebra. Então leia e entenda como funciona.
Os painéis prêmium dos novos rádios CB PX são alimentados por um simples e pequeno circuito de alta tensão que necessita de 5 volts para funcionar.
Este circuito é ligado "em série com a lâmpada do S-METER".
Muitos companheiros retiram a lâmpada e colocam led auto brilho. Nos rádios da VOYAGER que acendem o painel não pode fazer desta forma.
O fio de alimentação de 13,8 volts entra no rádio, passa em série pelo circuito que acende o painel e este circuito consome 5 volts, o fio de alimentação continua seu trajeto após sair do pequeno transformador e vai direto para a lâmpada, e ela consome o restante da voltagem, ou seja, para acender o painel, o transformador precisa da lâmpada para servir como resistência, pois a mesma está ligada à terra, o que propicia o funcionamento do circuito.
Se o painel do seu rádio apagou,a solução é ligar a lâmpada exatamente no mesmo lugar.
Após ligá-la, o painel volta a funcionar.
Mas porque é desta forma?
Este mecanismo evita instalação de um regulador de voltagem extra, algo que elevaria o custo do equipamento, além de proporcionar maior durabilidade ao pequeno transformador, pois caso a fonte/e/ou alternador tenha algum problema, ele queima apenas a lâmpada, que faz papel direto de proteção, poderia chamar de pequeno fusível, ou lâmpada de teste.
Outro caso que resulta em problemas é que alguns companheiros substituem a pequena lâmpada por um resistor, que por sua vez, queima o pequeno circuito que alimenta o painel.
Porquê?!
Simples!
"O resistor, neste caso específico, não tem a mesma flexibilidade da lâmpada. Repare que se a fonte oscilar, a lâmpada oscila junto, o resistor não tem esta flexibilidade, neste caso específico vai passar voltagem extra e o pequeno circuito queima. Não coloque resistor no lugar da lâmpada.
Bem, não existe este circuito no mercado para reposição, portanto, se você quer colocar o led autobrilho em seu rádio, tente proceder da seguinte forma:
Retire a lâmpada do S-meter mas não a desligue e nem mesmo desfaça sua instalação,
Prenda a lâmpada em alguma parte interna do rádio com abraçadeiras plásticas, assim, se algum dia seu painel apagar, você sabe que foi a lâmpada que queimou e o problema estará resolvido apenas com a substituição da mesma.
Ligue o Led autobrilho com alimentação independente, claro que com resistor para não queimar o led e assim seu rádio além de não fugir a originalidade, você não corre o risco de perder o acessório que deixa mais charmoso seu equipamento, o painel.
Um abraço!
73s
((•)) Ouça este post



5 - Comentários, leia e participe.:
rapaz, a gente peca por ser ignorante.
O tecnico da minha cidade condenou a peça que vc se referiu, disse que estava queimada. Fiquei triste, com vontade de vender o radio. Quando vi esta matéria decidi comprar uma luzinha nova pro s-meter e colocar de volta na fiação original. Alemao, deu certo, o painel que estava a mais de 2 anos apagado acendeu!
Cara, voce nao existe!
Fiz tudo que vc recomendou, ficou joia.
Obrigado de verdade manolo!
Leonardo Freitas
São Paulo SP
Pô véi, meu radio ta acendendo painel por sua causa hauhauhauhua
Obrigadão!
Luiz
Osasco SP
adorei!
Luiz Augusto
Rio de Janeiro
Eu jurava que o painel do meu vr9000 estava queimado.
Que bênção!
Valeu mAlemão, agora ta aceso denovo como novo!
Gil
Belo Horizonte MG
O Alemao tubarao, salvou meu rário!
Tava tudo escuro, troquei a lamparina e acendeu tudo outra vez. Você é o cara!
Reginaldo Ganglioli
Porto Velho RO
Postar um comentário